Prazeres / Lugares

Este festival é dedicado ao lagostim e a outros peixes de rio

Entre os dias 19 e 28 de abril, a vila ribatejana de Ferreira do Zêzere recebe novamente o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio - Sabores do Zêzere.

Foto: Getty Images
10 de abril de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
Promovido pelo município local, este evento é um verdadeiro tributo às tradições gastronómicas e à cultura alimentar da região, destacando os produtos locais e impulsionando a economia local. Há mais de uma década, o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio tem sido uma oportunidade para celebrar a rica herança piscatória das comunidades ribeirinhas, onde a pesca é mais do que uma atividade económica - é uma paixão transmitida de geração em geração. Este evento fusiona a cozinha tradicional com a inovação, trazendo os sabores autênticos do rio diretamente para a mesa dos visitantes.

O festival noutras edições.
O festival noutras edições. Foto: DR
Durante o festival, os participantes podem deliciar-se com uma variedade de especialidades nos restaurantes, cafés e pastelarias locais, incluindo pratos como açorda de peixe do rio, peixe frito, cogumelos recheados com lagostim e vol-au-vent de lagostim, entre outros. Além das iguarias culinárias, o Sabores do Zêzere destaca uma programação diversificada, com atividades que vão desde showcookings até concursos gastronómicos, mercado de produtos locais, artesanato ao vivo e uma área de lazer especialmente dedicada às crianças, tudo isso a acontecer no Mercado Municipal António Teixeira Antunes, em Ferreira do Zêzere.

Este ano, em que se celebra o 50º aniversário do dia que deu a liberdade ao país, o Festival também inclui atividades culturais, como exposições e espetáculos relacionados com o 25 de Abril, no Centro Cultural Alfredo Keil. Segundo Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, o Sabores do Zêzere vai além de ser apenas um festival gastronómico; é uma celebração da identidade e riqueza cultural da região. Neste evento, tradição e inovação unem-se para proporcionar uma experiência gastronómica única, enaltecendo os autênticos sabores do Zêzere.
Saiba mais Prazeres, Lugares, Festival, Ferreira do Zêzere, Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio
Relacionadas

Os tesouros gastronómicos de Portugal: Chef’s Table no Pine Cliffs Resort

No cenário idílico do resort, situado entre a beleza natural do Algarve, aguarda uma experiência verdadeiramente memorável: a terceira edição deste evento gastronómico. Este tornou-se um marco na cena culinária nacional, prometendo deliciar os paladares mais exigentes com a excelência e criatividade de quatro renomados chefs portugueses.

Mais Lidas
Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.