Viver

O que vai o rei Carlos III herdar de Isabel II?

O monarca conta agora com uma fortuna de 500 milhões de dólares que herdou da mãe, Isabel II, e 42 mil milhões de dólares em bens, onde se incluem joias, quintas de cavalos, coleção de arte - e recebeu tudo sem pagar impostos, claro.

Isabel II e Carlos III no Palácio de Westminster, em 2019
Isabel II e Carlos III no Palácio de Westminster, em 2019 Foto: Getty Images
20 de setembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

O rei Carlos III não vai ter de pagar imposto sucessório após ter herdado a fortuna da mãe, Isabel II. Pode parecer insólito, mas este foi um acordo feito pelos membros da família real com o governo britânico há quase 30 anos, era então primeiro-ministro John Major. Ficou assim definido que todos os bens e ativos de um rei ou rainha passam para a posse do sucessor sem qualquer custo. Na altura, Major alertou para "o perigo dos bens da monarquia serem fatiados por impostos ao longo de gerações, mudando assim a natureza da instituição de uma maneira que poucas pessoas neste país iriam aceitar".

Entre outros, Carlos III ficou agora com uma das maiores fontes de lucro da monarquia britânica: o Ducado de Lancaster, cujas propriedades rurais se localizam entre Inglaterra e o País de Gales, ocupando cerca de 18 mil hectares. Entre as propriedades estão terras para fins "comerciais, agrícolas e residenciais", como se pode ler no site oficial do próprio ducado. A maior parte dos terrenos fica em Lancashire, Yorkshire, Cheshire, Staffordshire e Lincolnshire.

Os maiores terrenos e bens imóveis que agora pertencem ao rei são geridos pelo Tesouro da Coroa (o Crown Estate). Isto inclui bens em zonas centrais da capital britânica (como St. James e Regent Street, em West End) e terrenos rurais, que vão de Southampton até Newcastle.

O solo oceânico e metade da zona costeira de partes de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte fazem também parte da herança, sendo que, segundo a National Geographic, a rainha Isabel II detinha 12 milhas náuticas da costa.

Da fortuna pessoal da rainha faziam ainda parte as propriedades de Norfolk e Balmoral em Aberdeenshire, na Escócia (onde faleceu) e um estábulo de cavalos de corrida, avança o The Guardian. A coleção de selos reais, com início em 1840, está avaliada em 100 milhões de libras.

O jornal britânico The Guardian revelou em julho deste ano que ao tornar os testamentos privados, os Windsors conseguiram ocultar do público vários bens como joias, propriedades e dinheiro, e como estes são distribuídos. No entanto, segundo a Forbes espanhola, Carlos III é agora detentor de 500 milhões de dólares em ativos pessoais. 

Saiba mais Mundo, Atualidade, rei Carlos III, rainha Isabel II
Relacionadas

Isabel II, a Rainha dos Mundiais

"Morreu a rainha que viu todos os Mundiais. Se calhar, já adoentada, alguém lhe poderá ter dito – 'Vai perder o próximo Mundial, sua Alteza. Vai ser o primeiro sem si'. "Este não conta" – poderia responder ela."

4 regras de estilo que o rei Carlos III nos tem ensinado ao longo dos anos

Para além de ser, agora, oficialmente Sua Majestade, o Rei Carlos III, o filho de Isabel II, sempre foi um ícone de estilo. Talvez passasse despercebido ao lado da princesa Diana, mas agora, ao olhar para os looks que usava na altura (e aos que usa até hoje), conseguimos assegurar que é, de facto, um gentleman.

Quanto recebem realmente os príncipes e princesas na Europa

Quando se fala de dinheiro, e de realeza, é inevitável nos questionarmos sobre as suas vidas de luxo. Do príncipe herdeiro de Inglaterra à princesa herdeira do trono sueco, estes são os salários dos herdeiros às dinastias mais importantes no continente europeu.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.