Prazeres / Drive

Mazda MX-5. Olha que coisa mais linda...

Aos 32 anos, nem uma ruga. Sim, é verdade que já vai na quarta geração, mas o conceito e o espírito são os mesmos de 1989, quando nasceu para reivindicar a herança dos pequenos descapotáveis ingleses dos anos 60. Apresenta-se o Mazda MX-5, roadster, recordista do Guinness.

25 de maio de 2021 | Luís Merca
PUB

Aviso à navegação: o Mazda MX-5 é um automóvel para apaixonados pelo Automóvel. Apreciadores de paralelepípedos amorfos, destinados a transportar pessoas do ponto A para o ponto B, com a agilidade de um hipopótamo com ciática, abstenham-se de ler este artigo. Circulem, aqui não há nada para (vocês) ver(em).

i| Um pouco de história

Em 1989, a Mazda lançava no mercado um pequeno roadster de dois lugares, simples, não muito caro, motorizado por um também pequeno 4-cilindros a gasolina que não precisava de debitar as extensas manadas cavalares de outras marcas. Simpático, o pequeno MX-5 evocava os pequenos sportscars descapotáveis que a ainda existente indústria britânica produzia para gáudio de uma clientela que – vá lá saber-se como e porquê, com aquele clima – adorava carros que se pudessem conduzir com o céu como capota. A partir daí fez-se história, alimentada por um sucesso que provavelmente nem a própria Mazda ousaria desejar, quanto mais prever.

PUB



Em 1998, o fabricante de Hiroshima lançava a segunda geração do seu pequeno MX-5. Mais moderno, melhorado e revisto em vários pormenores, abandonou os faróis escamoteáveis, ex-libris da primeira geração, por serem demasiado perigosos em caso de atropelamento, sujeitos a avarias no mecanismo de abrir e recolher, e um pesadelo aerodinâmico numa altura em que o coeficiente de penetração no ar começava a ganhar uma importância tão grande como a potência do motor ou a capacidade de travagem. Mas a Mazda, justiça lhe seja feita, manteve a filosofia original do modelo.

Oito anos depois, a terceira geração do MX-5 fazia a sua entrada no mercado. Duraria até 2014 mas, fruto de uma conjuntura pouco favorável, mais do que qualquer defeito próprio, não teve tanto sucesso como as suas antecessoras – ou, pelo menos, não se revelou tão excitante como as duas anteriores gerações. Deixou para a história o facto de ter sido a primeira a ter uma versão com capota metálica, motorizada, a juntar à original capota de lona, de operação manual.

O ano de 2015 assistiu ao desejado aparecimento da quarta e atual geração, codenameNDsendo as anteriores, evidentemente, NA, NB e NC. Em relação a esta última, a versão de tejadilho rígido foi substituída por algo completamente novo: uma versão de capota rígida retrátil, denominada RF (de Retractable Fastback), que em 13 segundos transforma o MX-5 num coupé quando fechado ou num ‘targa’ quando aberto. Ainda em relação à geração NC, a atual ND perdeu alguns centímetros no comprimento e alguns quilos na balança, algo que teve resultados imediatos na dinâmica de condução.

PUB

ii| Dinâmica de condução? O que é isso?

É, provavelmente, o gene mais importante do ADN do Mazda MX-5. É o que lhe dá a agilidade e o comportamento em estrada que, por sua vez, dá ao feliz condutor um sorriso nos lábios. Vejamos: pequeno (3.92 m de comprimento, por 1.73 m de largura e 1.24 m de altura), leve (961 kg), com uma distância entre eixos de 2.32 m – que lhe confere uma manobrabilidade única – o MX-5 tem nas pequenas estradas secundárias ou de montanha, com curvas e contracurvas, o seu habitat natural, onde se sente melhor e permite tirar melhor partido das suas características. O resultado final é o condutor que o sente: um elevado prazer de condução, algo que ultimamente anda arredado de muita da oferta da indústria automóvel, mais preocupada em fabricar automóveis estandardizados, inócuos e cinzentões.

PUB

iii| Ligeira interrupção para uma aula de japonês...

Duas expressões japonesas que interessa conhecer e que se aplicam como uma luva ao Mazda MX-5:

Jinba ittai – a unidade entre a montada e o cavaleiro, assumidos como um só, um conceito primordial na arte do tiro com arco montado a cavalo.

Kodo – a alma do movimento, linguagem estética que preside ao design de toda a gama da Mazda, e de que o MX-5 é um perfeito exemplo.

PUB

iv| O(s) motor(es)

De volta à análise do MX-5, e concretamente nesta atual geração, a Mazda prova à indústria automóvel que não é necessário um motor de seis, oito, doze cilindros, a debitar centenas e centenas de cavalos, para se fazer um desportivo. Com apenas 132 cavalos extraídos de um "pequenino" 1500 cm3, o espírito desportivo está todo lá – o tamanho (do motor) não interessa, o importante é o que se faz com ele.

Além deste, existe um outro 4-cilindros 2-litros que produz uma potência de 184 cavalos – mais uma vez, nada de astronómico – mas, muito sinceramente, a diferença nas prestações e nas sensações não é tão grande que justifique o aumento do preço que, esse sim, é sensível.

A estes dois motores é acoplada uma caixa manual de seis velocidades, de comando muito curto – o que, aliado ao bom escalonamento das relações, ajuda ainda mais a proporcionar uma condução (bastante) agradável.

PUB

 v| O que há de novo em 2021?

Aos 32 anos, o Mazda MX-5 está bem e recomenda-se, muito obrigado. Soube criar um nicho dentro do nicho dos roadsters, criou as próprias regras e quem vier atrás que as siga. Instalou-se e colheu os frutos: com mais de 1 milhão e 100 mil unidades vendidas, detém o recorde do Guinness Book of World Records e dificilmente será destronado. O seu poder de sedução está intacto e continua em ascensão. Os prémios internacionais sucedem-se e o modelo é invariavelmente apontado como o melhor exemplo da indústria automóvel na relação entre o prazer de condução e o custo de aquisição.

Já a Mazda é que teve algum azar em 2020: no ano da pandemia, em que o Mundo parou e se fechou em casa, assinalaram-se os 100 anos da fundação da marca de Hiroshima. Resultado: as comemorações do centenário, e todo o aproveitamento que poderia ser daí retirado, diluiu-se nos ‘lockdowns que afetaram todos os mercados do planeta.

Ainda assim, a Mazda fez sair no ano passado, e mantém em comercialização neste, uma série especial do MX-5 chamada 100th Anniversary, com uma combinação de cores (carroçaria branco pérola, capota, alcatifa, tapetes e bancos em cabedal de cor bordeaux) que homenageia o centenário da Mazda Motor Corporation, ao mesmo tempo que evoca o primeiro automóvel de passageiros da marca, o R360 Coupé lançado em 1960.

PUB

vi| Ao volante

No interior, condutor e passageiro posicionam-se agora num plano mais baixo do que nas anteriores gerações, o que confere melhor visibilidade geral e maior facilidade de operação dos bancos e das portas. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, com o volante, a instrumentação e os comandos dispostos simetricamente ao longo de um único eixo, para uma leitura e operação mais simples e intuitivas.

Quem se senta dentro do MX-5... "veste-o". O condutor passa praticamente a fazer parte do habitáculo (o tal conceito jinba itta’, que nos faz unificar com o nosso cavalo, tornando-nos num só) e também aí está montado o cenário para se desfrutar do carro como uma peça que nos trará uma bela dose de prazer de condução.

PUB

Com uma suspensão mais firme, uma distribuição de peso ideal (50:50 sobre cada eixo) e um maior recurso a materiais e componentes de baixo peso, o MX-5 mantém toda a sua agilidade. Oferece ainda um vasto leque de tecnologias de segurança ativa i-Activsense, tais como travagem de emergência (SCBS e SCBS-R), assistência de mudança de faixa (BSM), deteção de fadiga (DAA), faróis adaptativos de LED (ALS), entre outros.

vii| E os euros?

Da mesma forma que não é preciso ter potências desmesuradas para tirar partido do lado desportivo de um carro, no caso do Mazda MX-5 também não é preciso vender um rim (ou qualquer outro órgão) para tomar posse dele. A série especial comemorativa dos 100 anos da Mazda, que em termos mecânicos adota o já referido bloco 1.5 Skyactiv G de 132 cavalos, é proposta por € 37.577, sendo entregue ao cliente com um comando da chave identificado com o logótipo 100th Anniversary, acompanhado de uma miniatura à escala 1:43 do Mazda R360 Coupé de 1960, uma exclusiva peça de coleção, bem como um exemplar do livro Mazda One Hundred.

PUB



Mas, independentemente de séries especiais, a entrada na gama Mazda MX-5 2021 começa nos € 29.077 (capota de lona) para o nível de equipamento Evolve e com o motor de 1500 cm3.

PUB