Prazeres / Artes

Viajar até à estética disruptiva dos anos 80 numa exposição de design - e sem sair do sofá

O Vitra Design Museum, na Alemanha, assinala os 40 anos do coletivo de Memphis, o fenómeno artístico que redefiniu as fronteiras do design e quebrou as regras do bom gosto. A mostra está patente ao vivo e via digital até janeiro de 2022.

Foto: Vitra Design Museum
12 de março de 2021 | Must

Corria o ano de 1982 quando Karl Lagerfeld, já na época um dos nomes mais emblemáticos da indústria da moda e futuro diretor artístico da Chanel, resolveu recorrer ao grupo de Memphis, o irreverente coletivo de design fundado por Ettore Sottsass, para decorar o seu apartamento no Mónaco. Era só o empurrão que o grupo precisava para expandir a sua estética intempestiva na Europa e, mais tarde, mundo fora.

"Memphis: 40 anos de kitsch e elegância"

Dois anos antes, tudo começara com um grupo de jovens designers que quis subverter as regras clássicas do funcionalismo e do design industrial e pelo caminho acabar com a banalidade, redefinindo a linha ténue que separava o bom do mau gosto.

"Memphis: 40 anos de kitsch e elegância"
"Memphis: 40 anos de kitsch e elegância" Foto: Vitra Design Museum

Foi o arquiteto e designer italiano Ettore Sottsass que serviu como impulsionador e também mentor de uma série de jovens designers que assim lançaram as suas carreiras.

A ideologia de Memphis impregnou-se de tal forma na estética que moldou para sempre o design dos anos 1980 eque regressou nos anos 2010's inspirado marcas de design e de moda. Divertida, selvática e sem porquês, esta forma de arte é reconhecida em todo o lado pela suas cores fortes, padrões fora da caixa e visuais pautados pela inovação, sempre aliada a uma abordagem lúdica.

"Memphis: 40 anos de kitsch e elegância"

Agora, o Vitra Design Museum na Alemanha celebrar os 40 anos deste revolucionário grupo, dando a conhecer as suas criações na exposição Memphis: 40 anos de kitsch e elegância. Para visitar fisicamente até 23 de janeiro de 2022 ou ainda através da Online Collection, no site no museu.

Saiba mais arte, design, exposição, Vitra Design Museum, Alemanha, Memphis: 40 anos de kitsch e elegância, grupo de Memphis, anos 1980
Relacionadas

Como investir em arte sem sair de casa

Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.