Quadro que ia ser vendido por €1500 pode, afinal, ser de Caravaggio
A obra passará a valer pelo menos 50 milhões de euros, segundo um crítico de arte italiano. Conheça a história.

Antes de ter sido retirado de um leilão da Ansorena em Madrid, uma pequena e luminosa pintura a óleo com a imagem de Cristo atribuída ao artista espanhol José de Ribera, e datada do séc. XVII, estava prestes a ser vendida por 1500 euros. No entanto, e de acordo com investigações feitas por especialistas e críticos de arte, chegou-se à conclusão que esta obra pode ser uma valiosa pintura do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, levando o governo espanhol a impor uma proibição de exportação da mesma.
A tela, que mede 111cm por 86cm, está agora a ser estudada por especialistas para determinar a sua autoria. Este erro tem uma justificação simples: é que José de Ribera, filho de um sapateiro, estudou em Roma e foi um notável seguidor de Caravaggio e um admirador dos seus famosos contrastes de luz e escuridão aplicados na pintura.
O Ministério da Cultura espanhol explicou que decidiu determinar a proibição preventiva à exportação do quadro após ter recebido uma chamada de peritos do Museu do Prado, em Madrid, na última terça-feira. Os especialistas do museu disseram que havia "provas estilísticas e documentais suficientes" para sugerir que poderia ser um Caravaggio original. "Dada a rapidez com que tudo isto tem vindo a acontecer, precisamos agora de um estudo técnico e científico aprofundado do quadro em questão", disse uma fonte do Ministério, citada peloThe Guardian. "É necessário que haja um debate académico sobre se a atribuição de Caravaggio é plausível e aceite pela comunidade científica".
Há quem esteja completamente convencido de que este é um quadro de Caravaggio, como o crítico de arte italiano e deputado Vittorio Sgarbi. "Olho para ele e parece-me imediatamente que a obra é de Caravaggio, penso que através de financiamento posso devolvê-lo a Itália", disse Sgarbi, escreve também o jornal inglês. "O seu preço poderia ser de cerca de 100 a 150 milhões de euros se se vender em privado, e de 50 milhões de euros se se vender a um museu como o Prado".
Quando a arte entra casa adentro
Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.
Viajar até à estética disruptiva dos anos 80 numa exposição de design - e sem sair do sofá
O Vitra Design Museum, na Alemanha, assinala os 40 anos do coletivo de Memphis, o fenómeno artístico que redefiniu as fronteiras do design e quebrou as regras do bom gosto. A mostra está patente ao vivo e via digital até janeiro de 2022.
Alberto Giacometti, Peter Lindbergh e Francis Bacon em duas exposições imperdíveis
São três artistas de renome internacional que chegam ao Porto e Gaia no mês de abril: a rentrée cultural que todos ansiávamos após o confinamento.
Maison Amarande. De Hong Kong para Lisboa, a dupla criativa que conquistou a cidade
Laurence e Xavier Beysecker apaixonaram-se por Lisboa à primeira vista. O casal francês reformula casas através do seu atelier de design de interiores, baseado em Lisboa, mas que absorve inspiração de todo o mundo.
World Press Photo 2021. A comovente história da fotografia vencedora
'The First Embrace', ou o "O Primeiro Abraço" de Mads Nissen ganhou o concurso de melhor fotografia do concurso anual. O momento refere-se ao primeiro abraço entre uma enfermeira e uma doente, durante a pandemia, envolvidas por plástico.
Um palacete transformado em loja que vende obras de arte, plantas e mobiliário
O Lx Lapa, que foi casa dos jesuítas portugueses durante vários anos, é agora uma loja de mobiliário, uma galeria, uma casa de plantas, uma carta de amor à Arte. Tudo junto em interiores lindíssimos, que evocam outros tempos e histórias.
Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto
Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.