Revelada a frase que Edvard Munch escondeu no seu quadro mais famoso
É um mistério que atravessa várias décadas, mas acaba de ser desvendado. Além de ter sido o próprio a escrever a frase, esta revela muito do que sentia acerca do mundo artístico e dos seus apreciadores - especialistas ou não.

Há várias décadas que investigadores e especialistas em história de arte especulam sobre a frase, praticamente imperceptível, desenhada no canto inferior esquerdo de O Grito, de Edvard Munch, que data de 1893. O quadro, que abriu caminho ao Expressionismo, criou uma das imagens mais usadas para representar a ansiedade e a saúde mental. Escrita a lápis, sabe-se agora que a frase diz: "Só podia ter sido pintado por um homem louco!", e que foi escrita pelo próprio pintor norueguês, como avança uma curadora ao The New York Times.
Até então, especulava-se sobre a possibilidade de se tratar de um ato de vandalismo, mas os curadores do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design da Noruega, em Oslo, garantem que o mistério foi desvendado sem margem para dúvidas, após uma análise muito delicada e detalhada com recurso a uma tecnologia de infravermelhos. Conclui-se assim que as palavras são mesmo da autoria do famoso pintor.
Ao longo da sua vida, o pintor norueguês debateu-se com problemas de ansiedade, depressão e alcoolismo, e passou alguns anos internado numa clínica psiquiátrica, após ter sofrido um colapso nervoso, em 1908.
O quadro, que tem sido submetido a vários trabalhos de restauro, deverá voltar a ser exibido em 2022, no Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design da Noruega.
Swatch colabora com MoMA de Nova Iorque para criar arte no pulso
A nova parceria inspira-se em obras de arte emblemáticas de artistas como Vincent van Gogh, Gustav Klimt ou Tadanori Yokoo.
Viajar até à estética disruptiva dos anos 80 numa exposição de design - e sem sair do sofá
O Vitra Design Museum, na Alemanha, assinala os 40 anos do coletivo de Memphis, o fenómeno artístico que redefiniu as fronteiras do design e quebrou as regras do bom gosto. A mostra está patente ao vivo e via digital até janeiro de 2022.
Divulgadas primeiras imagens de Jared Leto como Joker
O ator regressa ao papel na nova versão de Liga da Justiça da HBO Max. Veja as primeiras fotografias.
Isto não é só uma coluna de som, é um objeto de desejo
A impressionante amplitude sonora desta coluna alia-se a uma tecnologia de ponta e a um design modular, que fazem deste novo gadget um verdadeiro objeto de desejo para guardar.
"Paradise Courts" reúne mais de 200 fotografias do famoso fotógrafo Emanuele D'Angelo. Um périplo que leva o leitor a courts de hotéis de luxo, instalações públicas em Nova Iorque e no Rio de Janeiro. E, claro, Wimbledon – a Meca do ténis aristocrata.
Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mel Brooks foram alguns dos nomes convidados — entre mais de 500 conceituados profissionais da indústria cinematográfica — para escolherem as melhores obras cinematográficas lançadas este século.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.