Prazeres / Artes

10 séries sobre política para ver neste confinamento

Numa altura em que é imperativo ficar em casa, estas são as séries para ficar preso ao sofá – pelo menos até à hora de ir votar.

The Crown
The Crown Foto: IMDb
22 de janeiro de 2021 | Joana Moreira

Entre histórias de ficção muito próximas da realidade, famílias altamente disfuncionais e sátiras capazes de nos fazer imaginar se são mesmo assim os bastidores dos serviços públicos, uma coisa fica clara: o universo da política não tem só drama, há também uma boa dose de comédia. Antes de se deslocar às urnas no próximo domingo, dia 24, preparámos o guia de séries que lhe dá (ainda) mais motivos para ficar por casa.

Roadkill, HBO

A carregar o vídeo ...

Um thriller político que chegou em outubro à HBO, Roadkill marca o regresso de Hugh Laurie, conhecido do grande público pelo popular Dr. House. A série britânica explora os meandros da política, em que as fronteiras entre o público e o privado são escrutinadas até ao mais alto nível. Laurie veste a pele de Peter Laurence, um político conservador, mediático, popular e corrupto. São os esqueletos que tem no armário (e são muitos) que comandam as reviravoltas desta série que se estreou na BBC One e que não vai além da primeira temporada. São quatro episódios para devorar de uma assentada.

House of Cards, na Netflix

A carregar o vídeo ...

Adaptada a partir do livro de Michael Dobbs, a série criada por Beau Willimon que colocou Kevin Spacey no papel de Frank Underwood foi um marco desde logo por ser uma das primeiras séries produzidas pela Netflix. A personagem de um homem ambicioso capaz de tudo para chegar ao topo da política norte-americana guiou-nos durante cinco intensas temporadas em que, surpreendentemente, demos por nós a torcer pelo vilão da história. Após as acusações de abuso sexual, Spacey foi afastado do projeto e coube a Robin Wright protagonizar a sexta e última temporada.

Parks and Recreation, Amazon Prime

Parks and Recreation
Parks and Recreation Foto: IMDb

Quem vê um episódio de Parks and Recreation facilmente a cola a The Office, pelo estilo mockumentary que coloca as personagens a falarem diretamente com o espetador. A série passa-se no departamento de parques da cidade de Pawnee e é uma sátira aos serviços públicos e às burocracias, e também à corrupção e aos constrangimentos e desafios da administração política local. Tem sete temporadas e um elenco de luxo: Amy Poehler, Rashida Jones, Aziz Ansari, Chris Pratt, Nick Offerman, Aubrey Plaza, entre muitos outros. Durante anos indisponível em Portugal, a série de comédia está agora no catálogo da Amazon Prime.

Succession, na HBO

A carregar o vídeo ...

Uma família disfuncional que por acaso controla um dos maiores grupos de media do mundo. Numa frase é isto que é Succession, uma série da BBC que chega à HBO com uma banda sonora tão implacável como Logan Roy e os seus quatros filhos, herdeiros que tudo farão para alcançar o poder – mesmo que isso implique prejudicar a própria família. As ligações entre o mundo dos media e a política são apenas um dos argumentos para começar já a ver as duas temporadas da série. A terceira temporada sofreu um atraso em virtude da pandemia, mas também já está a caminho.

O Mecanismo, na Netflix

O Mecanismo
O Mecanismo Foto: IMDb

É uma série brasileira sobre a Operação Lava Jato. Realizada por José Padilha, o argumento tem por base o livro "Lava Jato – Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil", do jornalista Vladimir Netto. O Mecanismo tem duas temporadas e explora as ligações entre o governo e as empresas petrolíferas que levaram a um dos maiores escândalos no Brasil. A segunda temporada conta com a participação da atriz portuguesa Maria João Bastos. Está disponível na Netfilx.

The Good Wife, Amazon Prime

The Good Wife
The Good Wife Foto: IMDb

Podia ser só mais uma série de advogados. Só que Alicia (Julianna Margulies), a advogada protagonista desta história, tem como marido um player político que, mesmo após um escândalo sexual e de corrupção, volta à cena política. A série de Michelle e Robert King é inspirada em escândalos sexuais que envolveram políticos norte-americanos e foi incrivelmente bem-recebida pela crítica desde o primeiro episódio. Terminou em 2016, após sete temporadas.

Years and Years, na HBO

A carregar o vídeo ...

 

Um país democrático a caminhar para uma ditadura? É isso que acontece em Years and Years, a série que acompanha uma família num Reino Unido dominado pela ascensão do populismo, pela evolução da tecnologia, pela crise dos refugiados. É uma coprodução BBC e HBO que resulta em seis episódios de 60 minutos tão viciantes quanto perturbadores. É a chamada de atenção para uma ficção que parece cada vez menos ficcionada e a prova de que a Humanidade não caminha necessariamente no sentido da evolução.

Designated Survivor, na Netflix

Designated Survivor
Designated Survivor Foto: IMDb

Um ataque terrorista durante o discurso do Estado da União mata o Presidente dos Estados Unidos da América. Mas não só. Morrem também todos os que lhe poderiam suceder. A presidência de uma das principais potências mundiais acaba assim nas mãos de um secretário de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano, já que era ele que tinha sido escolhido como "sobrevivente designado". Este cargo, para muitos desconhecido, existe na vida real e para situações limite, como esta. Kiefer Sutherland, conhecido pela popular série 24, é o protagonista deste drama político que tem três temporadas.

Veep, na HBO

Veep
Veep Foto: IMDb

Sete temporadas foi quanto durou a série de comédia com Julia Louis-Dreyfus passada em Washington. Selina Meyer (interpretada por Dreyfus), antiga senadora, torna-se Vice-presidente dos Estados Unidos da América, mas descobre que o trabalho é… uma desilusão. A série de sátira política arrecadou prémios atrás de prémios e pôs políticos norte-americanos agarrados ao ecrã. Esta é a altura ideal para a ver, até porque há episódios sobre campanha política, eleições e muitos jogos de poder.

The Crown, na Netfilx

A carregar o vídeo ...

The Crown segue mais popular (e mais polémica) do que nunca, mesmo com as acusações de que o argumento se deixa levar demasiado pela imaginação e menos pelos factos. A nova temporada, a quarta, continua a contar a história da família real britânica, mas cada vez mais próxima do momento presente. Se ainda não está a par, esta é a altura certa para começar já que, dizem os fãs, é perfeita para um fim de semana de binge watching.

Saiba mais artes, séries, entretenimento, política, eleições, voto, Roadkill, House of Cards, Parks and Recreation, Succession, O Mecanismo, The Good Wife, Years and Years, Designated Survivor, Veep, The Crown
Relacionadas

Políticos que já testaram positivo à Covid-19

A pandemia não escolhe caras, muito menos cargos. O universo político não é por isso menos permeável ao vírus. Veja a lista dos chefes de estado e governantes que – até ao momento – já estiveram infetados.

Barack Obama escreveu um livro de memórias e o mundo já reagiu

O Título? Uma Terra Prometida. A verdadeira promessa? Um sucesso, desde o dia um. É que só nas primeiras 24 horas o livro de ex-presidente dos EUA vendeu quase 1 milhão de cópias e já se adivinha poder ser o livro presidencial do género mais vendido de todo o sempre.

5 novas e viciantes séries para não sair do sofá

As séries que acabam de chegar às plataformas de streaming aliadas ao prolongamento do confinamento só têm um resultado: maratona. Saudosismo pelo frenesim das cidades? Dilemas morais que nos fazem questionar todas as barreiras éticas? Ou uma viagem pelo mercado negro? Está tudo nestas propostas para ocupar as próximas horas vagas.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.