Prazeres / Artes

Super Baile. Ou como o pimba pode ser cool

No próximo 29 de junho voltamos a poder ouvir o coletivo no MusicBox. De versões de "Covarde" de José Pinhal a reinterpretações de Bonga ou Amália.

Foto: Inês Condeço
27 de junho de 2023 | Rita Silva Avelar
A improvável junção de Lila Fadista (Fado Bicha) e João Sala (Ganso, Zarco), aliados a Raquel Pimpão (Fumo Ninja, Femme
Falafel), nos teclados, a Edvânio Vunge (Força Suprema, Nayr Faquirá) e ainda a Gui Tomé Ribeiro (Salto, GPU Panic), resulta nos Super Baile. O nome podia resumir tudo, mas só mesmo ouvindo este coletivo conseguimos perceber que elevaram o pimba a um nível cool, como dizemos neste título, e recuperam um repertório precioso da língua portuguesa, com interpretações muito singulares.

Queremos dançar o tempo todo, sejamos ou não ecléticos na escolha musical, e isso já podia bem resumir a vibe do grupo, pertencente associado à produtora Cuca Monga. "Ai Lisboa, tão divina, bate o sol nessa colina" - só Lila Fadista pode cantar isto de forma tão altiva, e ao mesmo tempo tão bairrista e classy. Resumindo, estamos perante "uma super banda de versões e originais de músicas de baile cantadas à vez ou em dueto pelas duas vozes, intercaladas com momentos instrumentais", como assim a define o MusicBox, onde se estrearam e onde voltam a tocar no próximo 29 de junho, pelas 21h, para um de mais cinco concertos até 28 de julho.
Super Baile.
Super Baile. Foto: Inês Condeço


Além do original P’XINA (Marcha), ouvimos versões inéditas como a Flagra, de Rita Lee e Roberto Carvalho (eleita para abrir o concerto de estreia pelas razões óbvias), mas também a clássica Lavadeiras de Caneças de Amália Rodrigues, a ressuscitada Covarde de José Pinhal. O alinhamento dá sempre duas voltas, para os mais atrasados - o público agradece, a banda rejubila.

Uma revelação: estará à venda uma edição especial em vinil, produzida pela Cuca Monga, disponível nesta segunda edição do Super Baile.Os bilhetes para a segunda de cinco noites Super Baile em 2023 já estão à venda em musicboxlisboa.com e têm um custo de €10.
Saiba mais Fumo Ninja, Super Baile, Ganso, Lila Fadista, Zarco, Fado Bicha, Cuca Monga, Femme, Raquel Pimpão, João Sala, Música, MusicBox
Relacionadas

Nova loja Minotti. De Milão para Lisboa, os designers Inoda + Sveje

A marca icónica de design italiano, que acaba de inaugurar uma loja no Chiado, em Lisboa, escolhe com pinças as suas cidades de coração, e os artistas que desenham as suas peças pensadas para casas de sonho. Fomos a Brianza entrevistar a dupla de designers que faz brilhar as novas peças.

6 concertos a não perder no NOS Alive

Elegemos seis nomes em palcos mais pequenos, a horas estranhas e por obra e graça de artistas improváveis, sem estatuto de cabeças-de-cartaz, como aqueles em que apostamos para a edição deste ano.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.