World Press Photo 2021. A comovente história da fotografia vencedora
'The First Embrace', ou o "O Primeiro Abraço" de Mads Nissen ganhou o concurso de melhor fotografia do concurso anual. O momento refere-se ao primeiro abraço entre uma enfermeira e uma doente, durante a pandemia, envolvidas por plástico.

A fotografia "Primeiro Abraço" (The First Embrace) e é da autoria do dinamarquês Mads Nissen (Politiken/Panos Pictures), e venceu o prémio de fotojornalismo de maior prestígio, o World Press Photo of the Year 2021. Na foto, Nissen capta o momento em que Rosa Luzia Lunardi, 85, finalmente recebe um abraço da enfermeira Adriana Souza. A imagem foi captada na residência Viva Bem, em São Paulo, no dia 5 de agosto de 2020.
Citado pela Traveler espanhola, Nidssen diz que o levou a inscrever esta fotografia no concurso, é que o momento mostra o contraste entre o horror que a pandemia tem causado (neste caso, no Brasil, onde foi tirada), e a esperança. "Para mim fala de esperança e amor em tempos difíceis. Quando soube da crise que se desenrolava no Brasil e da má liderança do presidente Bolsonaro que, desde o início, desprezou o vírus e apelidando-o de "uma pequena gripe", eu senti a necessidade urgente de fazer algo em relaçãoa isso"
Assim, Kevin WY Lee, fotógrafo, diretor criativo e um dos membros do concurso de 2021, descreve a imagem vencedora assim: "esta imagem icónica da covid-19 reflete o momento mais extraordinário de nossas vidas, em qualquer lugar. Vejo vulnerabilidade, entes queridos, perda e separação, morte, mas, mais importante, também sobrevivência. Tudo numa única imagem."
Alberto Giacometti, Peter Lindbergh e Francis Bacon em duas exposições imperdíveis
São três artistas de renome internacional que chegam ao Porto e Gaia no mês de abril: a rentrée cultural que todos ansiávamos após o confinamento.
David Hockney: "O stress é preocuparmo-nos com o futuro. A arte é agora".
As suas obras inspiram a Moda, o Cinema, a Cultura. Aos 83 anos, David Hockney viveu um confinamento bastante produtivo, numa quinta na Normandia. Por altura do lançamento de um novo livro e de uma exposição do seu trabalho, Martin Gayford fala com o artista.
Quadro que ia ser vendido por €1500 pode, afinal, ser de Caravaggio
A obra passará a valer pelo menos 50 milhões de euros, segundo um crítico de arte italiano. Conheça a história.
Quando a arte entra casa adentro
Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.
"Paradise Courts" reúne mais de 200 fotografias do famoso fotógrafo Emanuele D'Angelo. Um périplo que leva o leitor a courts de hotéis de luxo, instalações públicas em Nova Iorque e no Rio de Janeiro. E, claro, Wimbledon – a Meca do ténis aristocrata.
Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mel Brooks foram alguns dos nomes convidados — entre mais de 500 conceituados profissionais da indústria cinematográfica — para escolherem as melhores obras cinematográficas lançadas este século.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.