Prazeres / Artes

World Press Photo 2021. A comovente história da fotografia vencedora

'The First Embrace', ou o "O Primeiro Abraço" de Mads Nissen ganhou o concurso de melhor fotografia do concurso anual. O momento refere-se ao primeiro abraço entre uma enfermeira e uma doente, durante a pandemia, envolvidas por plástico.

Foto: World Press Photo / @Mads Nissen
16 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar

A fotografia "Primeiro Abraço" (The First Embrace) e é da autoria do dinamarquês Mads Nissen (Politiken/Panos Pictures), e venceu o prémio de fotojornalismo de maior prestígio, o World Press Photo of the Year 2021. Na foto, Nissen capta o momento em que Rosa Luzia Lunardi, 85, finalmente recebe um abraço da enfermeira Adriana Souza. A imagem foi captada na residência Viva Bem, em São Paulo, no dia 5 de agosto de 2020.

Citado pela Traveler espanhola, Nidssen diz que o levou a inscrever esta fotografia no concurso, é que o momento mostra o contraste entre o horror que a pandemia tem causado (neste caso, no Brasil, onde foi tirada), e a esperança. "Para mim fala de esperança e amor em tempos difíceis. Quando soube da crise que se desenrolava no Brasil e da má liderança do presidente Bolsonaro que, desde o início, desprezou o vírus e apelidando-o de "uma pequena gripe", eu senti a necessidade urgente de fazer algo em relaçãoa isso"

Assim, Kevin WY Lee, fotógrafo, diretor criativo e um dos membros do concurso de 2021, descreve a imagem vencedora assim: "esta imagem icónica da covid-19 reflete o momento mais extraordinário de nossas vidas, em qualquer lugar. Vejo vulnerabilidade, entes queridos, perda e separação, morte, mas, mais importante, também sobrevivência. Tudo numa única imagem."

Saiba mais World Press Photo, Mads Nissen, O primeiro abraço, The First Embrace, Fotografia, Concurso, História, Pandemia, Covid-19
Relacionadas

Quando a arte entra casa adentro

Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.