Prazeres / Artes

Prime Matter, a galeria de arte que resgata técnicas ancestrais de produção

A baixa lisboeta conta com uma nova galeria de arte dedicada à preservação das matérias-primas e ao fabrico sustentável, criada pelo designer Emmanuel Babled. A sua primeira exposição, Xylos, honra os trabalhos em madeira.

Foto: Babled Studio
25 de junho de 2023 | Ana Filipa Damião

Num mundo dominado pela tecnologia e pela produção em série, faz parte da essência da Prime Matter preservar a creatividade e o saber fazer manual do Homem desde os primórdios dos tempos. A nova galeria de design e arte em Lisboa, criada pelas mãos do designer francês Emmanuel Babled e do seu estúdio multidisciplinar Babled Design Studio, é descrita pelo mesmo como "um lugar para a arte, imaginação e histórias, que possa contribuir para cultivar as sementes mais talentosas da humanidade", onde se dê a conhecer as histórias dos diferentes artistas, obras e técnicas utilizadas, e das mentes que valorizam o fabrico sustentável.

Xylos é a primeira exposição da Prime Matter.
Xylos é a primeira exposição da Prime Matter. Foto: Babled Studio

Por isso, só fazia sentido que a sua primeira exposição - Xylos - fosse em homenagem aos trabalhos em madeira, palavra que Aristóteles adaptou na Grécia Antiga para definir o termo "matéria". Afinal, esta foi uma matéria-prima essencial para a evolução do Homem, utilizada para esculpir objetos, construir casas e meios de transporte, e até para garantir a sobrevivência humana, na forma de fogueiras. "A matéria da Xylos é a madeira, e o trabalho da madeira é um meio de gerar harmonia e equilíbrio, um portal para a iluminação espiritual e consonância com a natureza", refere Marta Borges Alvarez, curadora indedependente de arte e design, em comunicado.

Anders Lunderakov e Emmanuel Babled durante o processo de criação das peças da exposição Xylos.
Anders Lunderakov e Emmanuel Babled durante o processo de criação das peças da exposição Xylos. Foto: Alisha Wetherill
As peças da exposição Xylos são da autoria de Emmanuel Babled e de Anders Lunderakov.
As peças da exposição Xylos são da autoria de Emmanuel Babled e de Anders Lunderakov. Foto: Babled Studio

O tributo apresenta, assim, peças desenhadas pelos amigos de longa data Anders Lunderskov, cujo trabalho honra a tradição nórdica da marcenaria, e Emmanuel Babled, conhecido pelas suas obras orgânicas e de alta qualidade, criadas com recurso a tecnologia ou manualmente. De mesas a caixas de joias, passando por um cubo mágico, estas são obras com o poder de suscitar a curiosidade de todos. 

"A matéria da Xylos é a madeira, e o trabalho da madeira é um meio de gerar harmonia e equilíbrio, um portal para a iluminação espiritual e consonância com a natureza." Foto: Laura Panno

Oriundo de França, e a viver em Lisboa desde 2016, Emmanuel Babled trabalha como designer de mobiliário e objetos há mais de trinta anos. Já Anders Lunderakov, marceneiro dinamarquês e fundador de um estúdio em Milão, acredita que a nossa qualidade de vida melhora quando nos rodeamos de objetos que vão para lá da sua estética e funcionalidade, e que estimulam os nossos sentidos. Da equipa da Prime Matter faz ainda parte Alice Galeffi, diretora da mesma, com conhecimentos em diversas áreas artísticas, da curadoria ao design de interiores.

Saiba mais Prime Matter, Emmanuel Babled, Xylos, Galeria de Arte, Lisboa, Madeira, Sustentabilidade, Anders Lunderskov
Relacionadas
Mais Lidas
Artes Gina Lollobrigida. A vida da estrela italiana em fotografias

Partiu um dos maiores nomes do cinema italiano, aos 95 anos. Ao longo da sua carreira, Gina Lollobrigida participou em 60 filmes e ganhou sete David di Donatello, considerado o Oscar de Itália. La Lollo, como era conhecida, destacou-se em obras como "Pão, Amor e Fantasia" (1953) e "A Mais Bela do Mundo" (1955). Recordamo-la nesta fotogaleria.