Pela primeira vez, veremos um quadro famoso de Rembrandt como era há 300 anos
O famoso quadro 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, foi recuperado através de inteligência artificial, e está exposto no Rijksmuseum, nos Países Baixos.

O Rijksmuseum, em Amesterdão, anunciou que concluiu a restauração de uma das obras mais icónicas de Rembrandt:The Night Watch(A Ronda Noturna, em português). Pela primeira vez em 300 anos, o público poderá descobrir esta obra no seu formato original, sendo que o sucesso da recuperação se deve em grande parte à utilização deinteligência artificial.
O delicado trabalho foi feito por uma equipa composta por cientistas, conservadores e curadores, que juntos recriaram as peças em falta, aproximando-se ao máximo das pinceladas e do efeito da pintura de 1642.
Esta restauração envolveu o uso de inteligência artificial, primeiro para o processamento da técnica do pintor holandês, com o uso das chamadas "redes neurais artificiais", e depois para a reconstrução das seções em falta (no quadro) em computador, imprimindo-as em painéis e colocando-as em torno da pintura original à medida que avançavam no processo.
"A Ronda Noturnaestá gravada na nossa memória coletiva. Graças a esta restauração, podemos agora ver que a composição pintada por Rembrandt era ainda mais dinâmica. É maravilhoso poder agora ver com os nossos próprios olhosA Ronda Noturnacomo Rembrandt pretendia que fosse visto", diz Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum, citado pelaGQ espanhola.
Uma coluna de som ou uma peça de arte?
Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.
Prequela de 'A Guerra dos Tronos' poderá ser gravada na Aldeia Histórica de Monsanto
A aldeia parece ter sido o local escolhido para as gravações da série 'House of The Dragon', mas ainda não existe confirmação oficial.
Descoberto esboço inédito de famoso quadro de Van Gogh
O museu dedicado ao pintor em Amesterdão vai expor o esboço da obra original 'Worn out', para ver até 2 de janeiro de 2022.
Três festivais para descentralizar
Três ideias que prometem alegrar este verão de pandemia, do Cinema à Música.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.