Prazeres / Artes

Pela primeira vez, veremos um quadro famoso de Rembrandt como era há 300 anos

O famoso quadro 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, foi recuperado através de inteligência artificial, e está exposto no Rijksmuseum, nos Países Baixos.

Foto: @rijksmuseum
20 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar
O Rijksmuseum, em Amesterdão, anunciou que concluiu a restauração de uma das obras mais icónicas de Rembrandt: The Night Watch (A Ronda Noturna, em português). Pela primeira vez em 300 anos, o público poderá descobrir esta obra no seu formato original, sendo que o sucesso da recuperação se deve em grande parte à utilização de inteligência artificial.

O delicado trabalho foi feito por uma equipa composta por cientistas, conservadores e curadores, que juntos recriaram as peças em falta, aproximando-se ao máximo das pinceladas e do efeito da pintura de 1642.

Esta restauração envolveu o uso de inteligência artificial, primeiro para o processamento da técnica do pintor holandês, com o uso das chamadas "redes neurais artificiais", e depois para a reconstrução das seções em falta (no quadro) em computador, imprimindo-as em painéis e colocando-as em torno da pintura original à medida que avançavam no processo.

"A Ronda Noturna está gravada na nossa memória coletiva. Graças a esta restauração, podemos agora ver que a composição pintada por Rembrandt era ainda mais dinâmica. É maravilhoso poder agora ver com os nossos próprios olhos A Ronda Noturna como Rembrandt pretendia que fosse visto", diz Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum, citado pela GQ espanhola.
Saiba mais Rembrandt, Rijksmuseum, Holanda, The Night Watch, A Ronda Noturna, artes, cultura e entretenimento, Quadro
Relacionadas

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Mais Lidas
Artes Os 10 videojogos mais vendidos de sempre

Mario Kart é um dos franchises mais bem-sucedidos no mundo dos videojogos. O último update data de 2014, e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo jogo, Mario Kart 9. Enquanto esperam, existem 9 outros que podem ocupar o tempo.

Artes Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Artes Emicida, o novo Gilberto Gil?

O rapper, cantor e compositor brasileiro apresenta em Portugal o premiado álbum AmarElo, vencedor de um Grammy Latino e que esteve na origem do muito elogiado documentário 'AmarElo – É Tudo Pra Ontem', estreado no final de 2020 na Netflix e no qual (re)escreve um capítulo apagado da historiografia oficial do Brasil: a dos afrodescendentes