Prazeres / Artes

MUST watch: as séries mais empolgantes da rentrée

Entre estreias absolutas e regressos em novas temporadas, estas são as nossas escolhas para retomar práticas ancestrais como o 'binge-watching'.

26 de agosto de 2022 | Diogo Xavier

House of the Dragon
HBO Max – Estreou a 21 de agosto

Milly Alcock e Emily Carey em 'Casa do Dragão' (2022)
Milly Alcock e Emily Carey em 'Casa do Dragão' (2022) Foto: IMDB

A prequela de A Guerra dos Tronos já se estreou, no dia 21, mas a série continuará por mais nove episódios, sendo que o próximo é transmitido no dia 28. House of the Dragon situa a ação 172 anos antes do início de A Guerra dos Tronos. Escrita por George R.R. Martin – o autor dos livros de A Guerra dos Tronos – em parceria com Ryan J. Condal, a série conta a história da Casa Targaryen. Para os que acompanharam a série original – ou para os mais exóticos que preferiram ler os livros de Martin –, o nome Targaryen não será estranho: sim, é o apelido (e a Casa) de Daenerys, aquela menina que criava dragões. House of the Dragon explica a origem dessa prática na Casa Targaryen, mas pelo meio tem muitas intrigas e algumas desgraças – não é spoiler: os filhos mais velhos do rei morreram logo no primeiro episódio. Quanto ao futuro, logo se vê, mas conhecendo o autor, não é de esperar muita felicidade.


The Lord of the Rings: The Rings of Power
Prime Video – Estreia a 2 de setembro

'The Lord of the Rings: The Rings of Power'
'The Lord of the Rings: The Rings of Power' Foto: IMDB

Setembro começa com uma série que promete muito – e promete, sobretudo, agarrar a atenção dos fãs do universo criado por J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. Escrita a partir da obra original, The Lord of the Rings: The Rings of Power vai beber ainda aos apêndices e anotações paralelas do mestre britânico nascido na África do Sul. O acordo estabelecido entre a Amazon, que comprou os direitos para produzir a série, e os herdeiros de Tolkien estabelece que esta história não pode ser uma sequela nem da trilogia de filmes, nem de O Hobbit. Assim, os argumentistas e produtores J.D. Payne e Patrick McKay decidiram situar a narrativa na Segunda Era do Sol, aquela em que se prepara a história de O Senhor dos Anéis.


Rick e Morty
HBO Max – Temporada 6, estreia a 4 de setembro

'Rick e Morty'
'Rick e Morty' Foto: IMDB/Adult Swim

Para quem gosta de animação, humor sarcástico, ficção científica e histórias de alcoolismo, chega também no início de setembro a sexta temporada de Rick e Morty. A série, inicialmente transmitida pela Netflix, mudou-se para a HBO Max na 5.ª temporada e por lá continua – já agora, as temporadas anteriores já estão todas disponíveis na plataforma. Nesta temporada, esperam-se mais aventuras, viagens e um bocadinho de sociopatia, protagonizadas pelo cientista Rick e pelo seu neto Morty. A série, um sucesso na Europa e nos Estados Unidos, é o programa de animação para adultos mais visto na HBO.


The Handmaid’s Tale
TVCine Emotion – Temporada 5, estreia a 10 de outubro

'The Handmaid’s Tale'
'The Handmaid’s Tale' Foto: IMDB/George Kraychyk/Hulu

A série de sucesso mundial (os 15 Emmys conquistados atestam a afirmação), escrita a partir da obra distópica – quiçá, visionária – de Margaret Atwood, chega à 5.ª temporada e apresenta, desde logo, uma extensão do elenco, através da adição de personagens como Lily (Christine Ko), uma refugiada Gilead que se tornou líder de um movimento de resistência no Canadá. A brilhante Elisabeth Moss continuará a protagonizar a série no papel da rebelde June Osborne. A ação da nova temporada pegará no que ficou em aberto na anterior: a fuga de June e o assassinato de Fred Waterford (Joseph Fiennes), o líder de Gilead.

Narco-Saints
Netflix - Estreia a 9 de setembro

'Narco-Saints'
'Narco-Saints' Foto: IMDB

Chega da Coreia do Sul uma das estreias mais entusiasmantes da temporada. Narco-Saints é a história de um cidadão que é requisitado, em nome da nação, pelos serviços secretos sul-coreanos para se infiltrar e capturar um barão da droga também sul-coreano que opera no Suriname. Da Coreia do Sul ao Suriname ainda vai uma distância; porém, do Suriname à Colômbia, por exemplo, é um pulinho, de onde se explica que o centro das operações de Jeonon Yo-hawan, o tal barão da droga, se situe ali, entre Guianas, a francesa e a neerlandesa. Para quem gostou de outros Narcos, aqui fica uma sugestão alternativa.


Cabinet of Curiosities
Netflix - Estreia a 25 de outubro

Antes de mais, uma nota de esclarecimento: cabinet of curiosities, o que é isso? É uma sala com um nome eufemístico, pois, na realidade, trata-se de uma sala dbizarriasas, ou seja, o sítio onde se colecionam raridades, excentricidades, objetos exóticos. É nesses cabinets que se guardam e expõem carapaças de tartaruga, esqueletos de tubarões ou os compridos dentes de narvais. O realizador Guillermo Del Toro pegou neste conceito e estendeu-o ao terror, dando oportunidade a outros criadores (argumentistas, realizadores) para explorarem e exporem as suas bizarrias e contarem histórias que merecem ser expostas em salas especiais. Pode meter medo, mas é para isso mesmo que o terror serve.

Saiba mais Séries, House of the Dragon, The Lord of the Rings: The Rings of Power, The Handmaid’s Tale, Rick e Morty, Cabinet of Curiosities, Narco-Saints, Netflix, HBO, Hulu
Relacionadas

E se 'Die Hard' não fosse com Bruce Willis?

É difícil imaginar outro ator no papel de John McClane, mas esteve quase para acontecer. É uma das histórias contadas na série 'The Movies That Made Us', cuja segunda temporada acaba de chegar à Netflix.

Onde foi filmada a nova série de O Senhor dos Anéis?

The Lord of Rings é a mais recente adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien, uma série de Patrick McKay e John D. Payne, e foi filmada quase exclusivamente em North Island, na Nova Zelândia. Sabe-se que vai custar mais de 388 milhões por temporada.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.