Prazeres / Artes

Ben Kingsley é Dalí em novo filme sobre o pintor

"Dalíland", o novo filme de Mary Harron, realizadora de "American Psycho", é passado na década de 70 e conta a história dos últimos anos do génio surrealista Salvador Dalí.

A carregar o vídeo ...
25 de outubro de 2023 | Madalena Haderer

A fórmula está um bocado estafada e é pena porque a história é boa e Ben Kingsley faz uma magnífica interpretação de Dalí, nos seus últimos anos. Ao invés de porta franqueada para entrar livremente na vida do excêntrico génio do surrealismo, o espectador é levado pela mão de James Linton (o ator Christopher Briney), um imberbe assistente de galeria de arte nova-iorquina, a quem é dada a responsabilidade de garantir que o excêntrico, megalomaníaco e grandioso Dalí pinta a quantidade de quadros necessária para uma importante exposição que se aproxima. Carne para canhão, portanto. Dalíland, cuja ação é passada nos anos 70, é dirigido por Mary Harron, a realizadora de American Psycho, que parece ter uma apetência natural para canalizar lunáticos.

Sir Ben Kingsley dá corpo a Salvador Dalí
Sir Ben Kingsley dá corpo a Salvador Dalí Foto: DR

O jovem James Linton aterra no meio da narrativa, caído do céu por não ter unhas, e olha para tudo a partir de um lugar de estranheza. Conhece Dalí na sua suite de hotel, para onde é mandado com um volumoso envelope de dinheiro para pagar a conta com o mesmo adjetivo, e depara-se com uma extravagante festa, cheia de chupistas, sicofantas e gente que acha que o talento de transmite pelo ar. O espanto de Linton causa mais ruído que frescura. Isto, claro, assumindo que o que interessa mais ao espectador é a história da Dalí e não a da personagem ficcional de assistente de galeria e os seus interesses amorosos.

O olhar imberbe do jovem assistente de galeria
O olhar imberbe do jovem assistente de galeria Foto: DR

No seu papel de Dalí, Ben Kingsley é acompanhado pela também formidável Barbara Sukowa, a atriz alemã que faz de Gala, mulher do pintor que é, na verdade, quem comanda as tropas. Ela é mulher, musa, coautora de diversas obras, agente, negociante de arte, feroz cão de guarda e a pessoa que grita "Precisamos de dinheiro!", quando o pintor se esquece que, para ser pintor, é preciso pintar. Uma atriz menor teria transformado Gala numa mulher histérica e ridícula. Sukowa dá-lhe uma profundidade que rivaliza com a interpretação de Kingsley. Os momentos mais cativantes do filme são, de resto, os que acompanham a degradação do casamento de Dalí e Gala, com flashbacks para o início da sua relação, com o jovem Dalí a ser interpretado por Ezra Miller.

Gala, musa e feroz cão de guarda de Dalí, interpretada por Barbara Sukowa
Gala, musa e feroz cão de guarda de Dalí, interpretada por Barbara Sukowa Foto: DR

Escrito por John Walsh, Dalíland pretende ser uma homenagem a um artista complexo, extravagante e excêntrico, e uma exposição da corrupção no mundo da arte – com Dalí a ser explorado por algumas das pessoas em quem mais confia. Chega aos cinemas portugueses a 9 de novembro.

Saiba mais Cinema, Dalíland, Salvador Dalí, Ben, Kingsley, Barbara Sukowa, Mary Harron
Relacionadas

Ferrari: o filme e tudo o que sabemos sobre ele

Janeiro, o mês mais comprido e sombrio do ano, traz-nos um presente: a estreia do filme Ferrari. O drama biográfico conta a história da quase falência do império automóvel, da morte do filho de Enzo e da desastrosa corrida Mille Miglia de 1957. Imperdível, mesmo para quem não gosta de carros.

Anos dourados, as festas que ninguém esquece

Tendo como ponto de partida “a maior festa do mundo” dada pelo Xá da Pérsia, em 1971, recordamos as que foram oferecidas por grands seigneurs nos anos 60 e 70, nesta época em que se festeja a passagem do ano. Ao refinamento de antes sobrepôs-se a riqueza, ao chique o novo-riquismo, à imaginação o trivial, à exclusividade a mundanidade e ao bom gosto a quase vulgaridade. As verdadeiras grandes festas esfumaram-se. Mas não na nossa memória.

Gabriel Byrne interpreta Samuel Beckett em novo “biopic”

“Dança Primeiro, Pensa Depois” retrata a vida do dramaturgo irlandês, prémio Nobel da Literatura – para mal dos seus pecados –, membro da Resistência Francesa, “bon vivant” da cena parisiense, marido infiel e tantas outras coisas. Chega aos cinemas a 4 de janeiro.

Mais Lidas