Prazeres / Artes

Ferrari: o filme e tudo o que sabemos sobre ele

Janeiro, o mês mais comprido e sombrio do ano, traz-nos um presente: a estreia do filme Ferrari. O drama biográfico conta a história da quase falência do império automóvel, da morte do filho de Enzo e da desastrosa corrida Mille Miglia de 1957. Imperdível, mesmo para quem não gosta de carros.

A carregar o vídeo ...
19 de setembro de 2023 | Madalena Haderer

Adam Driver – cujo apelido, neste caso concreto, assenta como uma luva – é o protagonista do novo filme Ferrari. A longa metragem, realizada por Michael Mann, decorre no verão de 1957 e retrata um momento difícil da vida de Enzo Ferrari. Com o seu império automóvel em crise e à beira da falência, e o seu casamento em ruínas na sequência da morte do filho, Enzo leva-se a si próprio e à sua equipa de pilotos ao limite quando se preparam para enfrentar a Mille Miglia (Mil Milhas), uma traiçoeira corrida de mil milhas (cerca de 1610 quilómetros) que atravessa Itália. Os resultados foram de tal forma desastrosos, que a corrida nunca mais se fez.

Adam Driver é o protagonista do novo filme Ferrari.
Adam Driver é o protagonista do novo filme Ferrari. Foto: Eros Hoagland

O filme, que foi um sucesso no Festival de Veneza, chega aos cinemas portugueses no dia 4 de janeiro e conta com interpretações de Penélope Cruz, que dá vida a Laura, mulher e cofundadora de empresa de Enzo, e de Shailene Woodley, que faz de Linda Lardi, amante de Enzo Ferrari. Patrick Dempsey, ator e famoso piloto de corridas na "vida real", interpreta Piero Taruffi, o piloto que venceu a corrida em 1957.

O filme estreia a 4 de janeiro de 2024.
O filme estreia a 4 de janeiro de 2024. Foto: Cinemundo

Michael Mann, o realizador que esteve por detrás de filmes tão emblemáticos quanto Heat – Cidade Sob Pressão e O Último dos Moicanos, é também um entusiasta de carros, de corridas e de perseguições rodoviárias em grande velocidade e diz, por isso, que este é o seu filme de sonho. Um bom motivo, portanto, para regressar ao grande ecrã depois de uma paragem de oito anos.

Com rodagens em Itália, o filme traz-nos um pouco do universo de Enzo Ferrari e das frenéticas e emocionantes corridas de carros dos anos 50, levantando também o véu sobre a sua vida pessoal, repleta de impasses e obstáculos.

É baseado no livro Enzo Ferrari: The Man and the Machine,
É baseado no livro Enzo Ferrari: The Man and the Machine, Foto: DR

Baseado no livro Enzo Ferrari: The Man and the Machine, este é um filme obrigatório para amantes de automobilismo, bem com para apreciadores de dramas biográficos no geral. Afinal, quem viu Rush – o filme que conta a história da rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt – sabe que não é preciso gostar de carros para apreciar um bom filme.

Saiba mais Ferrari, Adam Driver, Enzo Ferrari, Michael Mann, Mil Milhas, Mille Miglia, Itália
Relacionadas

Gabriel Byrne interpreta Samuel Beckett em novo “biopic”

“Dança Primeiro, Pensa Depois” retrata a vida do dramaturgo irlandês, prémio Nobel da Literatura – para mal dos seus pecados –, membro da Resistência Francesa, “bon vivant” da cena parisiense, marido infiel e tantas outras coisas. Chega aos cinemas a 4 de janeiro.

Mais Lidas