Ferrari: o filme e tudo o que sabemos sobre ele
Janeiro, o mês mais comprido e sombrio do ano, traz-nos um presente: a estreia do filme Ferrari. O drama biográfico conta a história da quase falência do império automóvel, da morte do filho de Enzo e da desastrosa corrida Mille Miglia de 1957. Imperdível, mesmo para quem não gosta de carros.
Adam Driver – cujo apelido, neste caso concreto, assenta como uma luva – é o protagonista do novo filme Ferrari. A longa metragem, realizada por Michael Mann, decorre no verão de 1957 e retrata um momento difícil da vida de Enzo Ferrari. Com o seu império automóvel em crise e à beira da falência, e o seu casamento em ruínas na sequência da morte do filho, Enzo leva-se a si próprio e à sua equipa de pilotos ao limite quando se preparam para enfrentar a Mille Miglia (Mil Milhas), uma traiçoeira corrida de mil milhas (cerca de 1610 quilómetros) que atravessa Itália. Os resultados foram de tal forma desastrosos, que a corrida nunca mais se fez.

O filme, que foi um sucesso no Festival de Veneza, chega aos cinemas portugueses no dia 4 de janeiro e conta com interpretações de Penélope Cruz, que dá vida a Laura, mulher e cofundadora de empresa de Enzo, e de Shailene Woodley, que faz de Linda Lardi, amante de Enzo Ferrari. Patrick Dempsey, ator e famoso piloto de corridas na "vida real", interpreta Piero Taruffi, o piloto que venceu a corrida em 1957.

Michael Mann, o realizador que esteve por detrás de filmes tão emblemáticos quanto Heat – Cidade Sob Pressão e O Último dos Moicanos, é também um entusiasta de carros, de corridas e de perseguições rodoviárias em grande velocidade e diz, por isso, que este é o seu filme de sonho. Um bom motivo, portanto, para regressar ao grande ecrã depois de uma paragem de oito anos.
Com rodagens em Itália, o filme traz-nos um pouco do universo de Enzo Ferrari e das frenéticas e emocionantes corridas de carros dos anos 50, levantando também o véu sobre a sua vida pessoal, repleta de impasses e obstáculos.

Baseado no livro Enzo Ferrari: The Man and the Machine, este é um filme obrigatório para amantes de automobilismo, bem com para apreciadores de dramas biográficos no geral. Afinal, quem viu Rush – o filme que conta a história da rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt – sabe que não é preciso gostar de carros para apreciar um bom filme.
Misty Fest. O festival de música que percorre o país
De 1 a 23 de novembro, este festival recebe vários concertos, de Tó Trips e Rodrigo Leão à estreia de Makaya McCraven em Portugal.
Vimos "Golpe de Sorte": o regresso de Woody Allen
O acaso e o efeito libertador ou trágico que este opera na vida das pessoas é um dos temas favoritos de Woody Allen. E é também o tema do seu 50º filme, que será, talvez, o último.
Ben Kingsley é Dalí em novo filme sobre o pintor
"Dalíland", o novo filme de Mary Harron, realizadora de "American Psycho", é passado na década de 70 e conta a história dos últimos anos do génio surrealista Salvador Dalí.
Gabriel Byrne interpreta Samuel Beckett em novo “biopic”
“Dança Primeiro, Pensa Depois” retrata a vida do dramaturgo irlandês, prémio Nobel da Literatura – para mal dos seus pecados –, membro da Resistência Francesa, “bon vivant” da cena parisiense, marido infiel e tantas outras coisas. Chega aos cinemas a 4 de janeiro.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.