Estilo / Relógios e Jóias

Oris celebra as origens da marca com relógio de edição limitada

Para celebrar a reabertura da locomotiva a vapor suíça, Waldenburgerhan, a Oris lança um relógio especial, com um pormenor que promete fazer as delícias dos colecionadores.

11 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rita Silva Avelar.

A marca fabricante de relógios suíços decidiu prestar homenagem à linha ferroviária Waldenburger, na Suíça, que teve um papel muito importante na história da marca de relógios. Os fundadores Paul Cattin e Goerges Christian criaram, assim, um cronógrafo muito especial, de edição limitada, ao qual deram o nome da ferrovia. Este é um relógio de 1000 peças que "carrega" em si gerações de relojeiros que viajaram até Hölstein, Suíça, através da ferrovia, desde 1904, ano em que a empresa foi fundada.

A base deste relógio especial é a do emblemático e intemporal Big Crown, um modelo que começou a ser produzido em 1938, e que dura até aos dias de hoje. O relógio tem uma caixa de 40mm de aço inoxidável e luneta canelada. Sobre o mostrador preto decorado com algarismos árabes e cristais, está um vidro de safira abobadado. Tendo em conta o compromisso da marca para com a sustentabilidade, a bracelete do relógio é feita em pele de veado sustentável, da Cervo Volante, fornecedora da Oris.

O relógio 'Waldenburgerbahn Edição Limitada'
O relógio 'Waldenburgerbahn Edição Limitada'

Outro detalhe que faz toda a diferença, e que marca este lançamento, é a gravação de uma imagem da antiga locomotiva a vapor, para além, claro, do número da edição limitada.

O pormenor da locomotiva a vapor gravada no relógio
O pormenor da locomotiva a vapor gravada no relógio

A história começou em 1904, ano em que os dois relojoeiros fundadores inauguraram a empresa em Hölstein. Apesar de serem de Le Locle, munícipio conhecido por relojoaria topo de gama, ambos decidiram ficar mais perto de Waldenburgerbahn, a histórica ferrovia que unia o vale. "O Waldenbrurgerbahn ligava Holstein e Oris ao mundo", afirmou o CEO da BLT Baselland Transport AG, Andreas Buttiker. A linha ferroviária percorria 13 quilómetros, e passava por onde um dia se sediou a fábrica de uma das marcas mais icónicas do mundo dos relógios que se destaca pela qualidade, inovação e confiança.

O
O "comboio mais pequeno da Europa", Waldenburgerbahn

Em dezembro a rede vai reabrir após um projeto de 18 meses, que teve como objetivo modernizar e aplicar as últimas tecnologias do mundo dos elétricos. Desta maneira, todos os trabalhadores da empresa poderão viajar pelo comboio de forma mais sustentável, pois este é agora baixo em carbono. Esta foi uma das estratégias utilizadas pela marca para cumprir as metas do Programa Oris de Redução de Emissões, apresentado este ano.

Saiba mais Relógios, Relojoaria, Oris, Edição Limitada, Waldenburgerbahn
Relacionadas
Mais Lidas