Estilo / Moda

Torres Novas lança coleção inspirada nos anos 40

Imaginamo-nos no idílico cenário do filme La Piscine, de Jacques Deray, com Romy Schneider e Alan Delon, mas num contexto mais português. Afinal, falamos de uma marca portuguesa.

Foto: DR
05 de julho de 2024 | Rita Silva Avelar
A Torres Novas está no nosso imaginário desde há muito. A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas foi fundada a 2 de outubro de 1845, em Torres Novas, portanto há mais de 150 anos. São as toalhas dos portugueses. Se no início se focava na fiação de linho, juta e algodão - e também na confeção de lonas de algodão -, no final do século XIX era uma das maiores empresas da indústria transformadora portuguesa. Hoje, reavivou-se e está cada vez mais presente, de novo, dentro e fora de casa. 
A Barra inspira-se no farol da Barra na Praia da Barra, Aveiro, o maior farol em Portugal.
A Barra inspira-se no farol da Barra na Praia da Barra, Aveiro, o maior farol em Portugal. Foto: DR

A coleção de toalhas de verão é prova disso. Há combinações para todos os gostos, todas são confeccionadas com 100% algodão de alta qualidade, e em tamanhos generosos. A Barra (inspirada no farol da Barra na Praia da Barra, Aveiro, o maior farol em Portugal), a Boa-Nova (inspirada no farol da Boa-Nova, em Leça da Palmeira, o segundo maior farol em Portugal) e a Belém (inspirada no farol de Belém, situado em Lisboa, junto ao rio Tejo), por exemplo, são linhas que brincam com as riscas - umas mais largas, outras
A Gibalta Xadrez inspira-se nos anos 40.
A Gibalta Xadrez inspira-se nos anos 40. Foto: DR
mais finas, e com dualidades de cores, como o branco e o azul, o rosa e o branco, o branco e o preto, as possibilidades são incontáveis. Já a Gibalta e a Gibalta Xadrez - inspiradas no Farol Gibalta, em Oeiras, são linhas que configuram duas das grandes novidades, por serem inspiradas nos anos 40, em versões com riscas largas ou com xadrez.

A Boa-Nova vai buscar inspiração ao farol da Boa-Nova, em Leça da Palmeira, o segundo maior farol em Portugal.
A Boa-Nova vai buscar inspiração ao farol da Boa-Nova, em Leça da Palmeira, o segundo maior farol em Portugal. Foto: DR
É nos detalhes que está o seu encanto: fabricadas com turco laminado e com 420g/m² de algodão, têm uns generosos 100x180cm e estão disponíveis em oito cores - azul e branco, verde e branco, amarelo e branco, cinzento e branco, cor-de-rosa e branco, terracota e branco, encarnado e branco, azul marinho e branco, lavanda e branco e bege e branco. Cores idílicas que nos transportam para cenários cinematográficos.

A Boa-Nova.
A Boa-Nova. Foto: DR
A juntar a estas, há uma linha dedicada ao Mar - Mar Ondulado (remete-nos para a frescura da beira-mar e para os dias de sol passados na praia), Mar Picado (agitação do mar e na tempestade que antecede a bonança) e Mar Tranquilo (evoca a serenidade do mar e dos finais de tarde de verão) - cujas linhas se inspiram nas ondas do mar, e se espelham no design que se integra em cada toalha. Mais uma vez, têm um tamanho generoso (400 g/m²) e estão disponíveis nas cores mais variadas: natural, terracota, amarelo açafrão, verde azeitona, azul bandeira e antracite.

A toalha Pena.
A toalha Pena. Foto: DR
A toalha Pena.
A toalha Pena. Foto: DR
Há ainda uma coleção em colaboração com a Federica, de Vanessa Martins. Destaque ainda para a coleção Pena, inspirada no Palácio da Pena, e uma das maiores (400 g/m²) em quatro cores, com oito variações: amarelo com cor-de-laranja e amarelo com azul, cor-de-rosa com verde e cor-de-rosa com encarnado, verde com azul claro e verde com coral, azul marinho com branco e azul marinho com azul claro. Os preços são democráticos, a começar nos €24,99 aos €59,99.
Saiba mais Torres Novas, Toalhas, Cores, Anos 40, Estilo, Praia, Toalhas de praia
Relacionadas

A piscina de Joana Vasconcelos

Depois do projeto da piscina "Gateway" para o hotel Jupiter Artland, na Escócia, a artista plástica volta a transformar uma corriqueira piscina numa obra de arte. E, quem quiser, pode ter uma em casa.

Mais Lidas
Moda Camisas. A irreverência de um clássico

De manga curta em conformidade com a leveza e frescura que a época estival impõe, as camisas quebram a sobriedade habitual com estampados, materiais e bordados inusitados. A indiferença não se aplica, mas sim atitude. Muita!