Estilo / Moda

Príncipe Carlos anuncia a sua primeira linha de roupa

A coleção será desenhada por estudantes nas áreas da moda e do têxtil vindos de Milão e da Dunfries House, a sede da fundação do príncipe.

Foto: Instagram @clarencehouse
15 de novembro de 2019 | Vitória Amaral

Seguindo os passos da nora, Meghan Markle, que também anunciou recentemente o lançamento da sua própria linha de roupa solidária dedicada a ajudar mulheres que procuram emprego, o príncipe Carlos de Inglaterra acaba de anunciar uma coleção-cápsula muito especial.

Na passada quarta-feira, a Prince’s Foundation, a fundação de caridade que coordena as doações do príncipe, anunciou uma parceria com a Yoox Net-a-Porter, o grupo italiano de retalho online, intitulada "The Modern Artisan Project". Com a ajuda experiente da Yoox na vertente comercial, o objetivo é munir os estudantes do Reino Unido e da Itália com as ferramentas necessárias para projetar e executar uma coleção cápsula de luxo sustentável para ambos os sexos, fomentando aptidões que no futuro se tornarão úteis na sua carreira profissional. Com 17 peças desenhadas por seis estudantes de moda e recém-licenciados do Politecnico di Milano, a coleção também terá alguma inspiração no trabalho de Leonardo da Vinci, a propósito de este ano se celebrar o 500º aniversário da sua morte. As peças serão produzidas por outros seis estudantes do programa de artesanato têxtil tradicional na Dunfries House, a propriedade histórica e centro educacional que a Prince’s Foundation adquiriu em 2007. A coleção chegará às lojas Yoox em meados de 2020.        

Este anúncio foi feito logo após a chegada do Príncipe à Índia para a sua décima visita oficial, que durará dois dias, com o principal foco no aquecimento global e na sustentabilidade. Poucos dias antes de celebrar o seu 71º aniversário em Bombaim no passado dia 14, o Príncipe fez a primeira publicação da sua autoria no Instagram, na conta que partilha com a duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles. Com uma foto de ambos, Carlos quis assinalar o 550º aniversário de Guru Nanak, fundador do siquismo (religião originária no estado de Punjab, que faz fronteira entre o Paquistão e a Índia), felicitando a comunidade sique no Reino Unido. 

Saiba mais Príncipe Carlos, linha de roupa, nova coleção, Dunfries House, Prince's Foundation, Realeza, Yoox
Relacionadas

Quando os homens vestem saias

A peça de roupa ligada na contemporaneidade às mulheres está a tomar parte cada vez mais significativa da moda masculina e está a ajudar a quebrar convenções.

Hora certa

O preto contrasta com o prateado nos novos relógios deste ano. Com linhas clássicas, os modelos novos juntam-se aos mais históricos que agora têm pequenas alterações. É hora de renovar ou apostar nestes relógios intemporais.

Quem são os futebolistas com mais pinta do mundo?

Hoje é bem possível que por detrás de um grande futebolista esteja um homem munido de estilo e de bom gosto. Para não falar no corpo perfeitamente cuidado. Não o tendo, equipa nenhuma do mundo – ou marca de Moda alguma – o poderá salvar.

Vai ser possível alugar peças da H&M?

A marca está a testar um serviço de aluguer de roupas devido às crescentes críticas que o setor de moda está a enfrentar pelo seu papel na acumulação de resíduos e poluição.

Mais Lidas
Moda Joelhos à mostra. Calções para todos os gostos

Os calções são uma das peças essenciais desta estação. Camaleónicos, são para ser usados em todo o tipo de momentos, formais quando conjugados com blazers, ou mais descontraídos e coordenados apenas com uma t-shirt.

Moda Mais que uma caneta, um legado

Montblanc dedica a coleção de Great Characters deste ano ao lendário boxista Muhammad Ali. A edição conta com três instrumentos de escrita, todas personalizadas para representar a vida do atleta.