Quando os homens vestem saias
A peça de roupa ligada na contemporaneidade às mulheres está a tomar parte cada vez mais significativa da moda masculina e está a ajudar a quebrar convenções.

A Assembleia da República recebeu pela primeira vez, a 25 de outubro de 2019, um homem vestido de saia, desafiando as convenções do hemiciclo. Rafael Esteves Martins, assessor da deputada do Livre Joacine Katar Moreira, foi notícia apenas pela peça de roupa que escolheu.

O que muitos esqueceram é que as saias fizeram parte de muitas das civilizações mais antigas da humanidade independentemente do género. Os egípcios usavam gaze e envoltórios, os gregos e os romanos escolhiam togas para denotar classe e status, até os astecas as usavam como trajes militares ornamentados. A saia fazia, assim, parte das opções de vestuário para os homens simplesmente porque eram fáceis de serem feitas e criavam uma enorme liberdade de movimento.
Vários séculos mais tarde, alguns homens estão a redescobrir a peça e adotá-la no dia a dia. Como disse o ator e cantos Billy Porter a Stephen Colbert durante a sua participação no The Late Show, as normas de roupas masculinas estão repletas de misoginia. "As mulheres que usam calças são poderosas", afirmou. "É forte, todo a gente aceita e está associado ao patriarcado." No entanto, Porter lembrou que "no momento em que um homem usa um vestido" isso é mal visto. "O que estamos então a dizer? Que os homens são fortes e as mulheres mal vistas? Não vou mais fazer isso... Se tiver vontade de usar um vestido, vou usar um!"

A atitude é apoiada pelo cantor e ator Jaden Smith, filho mais velho, de 21 anos, do também cantor e ator Will Smith. Jaden é visto frequentemente e sem (des)culpa a usar vestidos. "Se eu quiser usar um vestido, usarei e isso definirá uma nova onda", escreveu no seu Twitter em março do ano passado.
If I Wanna Wear A Dress, Then I Will, And That Will Set The New Wave...
— Jaden (@jaden) 26 de março de 2018
-JADEN SMITH #ICON

Ainda em 2012, Kanye West atuou com um kilt Givenchy. O rapper Young Thug usa saias até para jogar basquete. Este ano, a Semana de Moda de Londres proliferou silhuetas neutras quanto ao género, de Eckhaus Latta até Maison Margiela. Sendo bom lembrar que Rick Owens faz e usa saias há anos, sem esquecer o designer Sander Lak na Sies Marjan, Raf Simons ou Craig Green. A moda já abraçou as saias, só falta vermos mais homens a aceitá-las e a vesti-las.


Príncipe Carlos anuncia a sua primeira linha de roupa
A coleção será desenhada por estudantes nas áreas da moda e do têxtil vindos de Milão e da Dunfries House, a sede da fundação do príncipe.
O amarelo banana nunca foi tão sofisticado. A nova colaboração entre a marca norte-americana e a parisiense, funde herança e irreverência num modelo icónico reinventado para os dias de sol.
É atualmente uma das marcas de calçado desportivo mais populares no mundo, mas também uma empresa que faz da ética ambiental e social uma das suas principais bandeiras, como explicou à Must o fundador Sebástian Kopp.
A lista foi divulgada pela plataforma Lyst. De Gucci, a Balenciaga e Fendi, descubra quais as marcas mais influentes do momento.
A Veja une-se ao coletivo japonês Sashiko Gals para criar uma edição limitada do modelo Panenka, reinventado com a arte centenária do bordado "sashiko". Com apenas dez pares cosidos à mão, esta colaboração celebra o encontro entre entre as duas tradições, unindo design contemporâneo e sustentabilidade.