Estilo / Guia de Compras

À flor da pele

A lenda da Rainha Isabel fala de rosas em janeiro, pleno inverno em Portugal. Esta estação esse é o espírito de um motivo que veste de elegância a personalidade feminina.

Foto: Getty Images
16 de novembro de 2019 | Maria A. Ruiva

A paixão da moda pelas rosas é um caso antigo ou não fosse a rosa a rainha das flores. Pelo seu simbolismo marcante, e pelo facto do vermelho estar associado ao amor, o branca à pureza, o amarela à amizade ou devoção, entre outros muitos significados para as mais diversas tonalidades.

A criadora de tenências que foi a rainha Marie Antoinette usou no séc. XVIII um vestido bordado com rosas desenhado pela costureira Rose Bertin, considerada a primeira designer de moda francesa, agora pertença da coleção do museu The Royal Ontario, em Toronto, no Canadá. Paul Poiret, ícone do design de moda no início do século passado, escolheu como sÍmbolo para a sua "casa" uma rosa.

Símbolo de feminilidade e amor, a rosa tornou-se também presença assídua nas criações de designers como Christian Lacroix ou Yves Saint Laurent, da forma dos estampados aos bordados. A dupla Dolce & Gabbana também não dispensa as rosas em quase todas as suas coleções, celebrando o espírito italiano, sempre com os sentimentos à flor da pele.

Esta estação, o jardim de rosas chega em diferentes cores e com as mais diferentes conotações, sejam as azuis e cinza com um toque punk chic de Sarah Burton para a Alexander McQueen, as vermelhas românticas de Pierpaolo Piccioli para a Valentino, ou as femininas multicoloridas de Miuccia Prada e Dries Van Noten. A escolha só depende do mood de cada mulher.
Lauren Bacall em 1945
Lauren Bacall em 1945 Foto: Getty Images
Maria Callas em 1960
Maria Callas em 1960 Foto: Getty Images
Mariliyn Monroe no set de Something’s Got Give, 1962
Mariliyn Monroe no set de Something’s Got Give, 1962
Princesa Diana em 1988
Princesa Diana em 1988 Foto: Getty Images
Maggie Cheung em Disponível para Amar (In the Mood for Love), 2000
Maggie Cheung em Disponível para Amar (In the Mood for Love), 2000
Sarah Jessica Parker em 2005
Sarah Jessica Parker em 2005 Foto: Getty Images
Lily-Rose Deep em 2019
Lily-Rose Deep em 2019 Foto: Getty Images
T-shirt estampada, Valentino na Stivali
T-shirt estampada, Valentino na Stivali
Alexander McQueen – Dries Van Noten
Alexander McQueen – Dries Van Noten
Prada - Valentino
Prada - Valentino

Saiba mais moda, estilo, moda feminina, rosas, padrão, estampado, bordado, Guia de Compras
Relacionadas

À mão

As carteiras de mão, são mais angulares e em fole, perfeitas para a tendência Ladylike.

Gata das botas

As botas de cano alto misturam os saltos mais clássicos com os mais largos dos anos 70.

Mulher-mistério

O trench coat tornou-se uma peça essencial e hoje ganha protagonismo, tanto com as formas clássicas como com as novas interpretações dos designers. Pode agora ser vestido em todas as ocasiões, mesmo nas mais formais.

Os alfinetes estão de volta

Os alfinetes estão de regresso. Em todas as suas formas, seja mais urbanas como os pins ou os mais históricos camafeus. A novidade? Podem todos misturar-se entre si, e os grandes podem servir para apertar casacos lenços ou adornarem chapéus e gravatas.

Homem do mês: Jeff Goldblum

Além de participar em alguns dos filmes mais lucrativos da sua época, como é o caso da saga Jurassic Park, e de se ter revelado um pianista de jazz notável, o ator norte-americano é também um exemplo de estilo com muita personalidade

Mais Lidas
Moda Joelhos à mostra. Calções para todos os gostos

Os calções são uma das peças essenciais desta estação. Camaleónicos, são para ser usados em todo o tipo de momentos, formais quando conjugados com blazers, ou mais descontraídos e coordenados apenas com uma t-shirt.

Moda Mais que uma caneta, um legado

Montblanc dedica a coleção de Great Characters deste ano ao lendário boxista Muhammad Ali. A edição conta com três instrumentos de escrita, todas personalizadas para representar a vida do atleta.