5 alimentos a evitar antes do exercício físico
Ora porque são ricos em gordura, ora porque contêm bastante fibra, existem certos alimentos que não devem ser ingeridos antes de se praticar desporto.
Treinar de estômago vazio é uma prática comum, embora os médicos aconselhem a comer antes do exercício. Contudo, há também que ter cuidado com o que escolhemos consumir nestas situações.
Segundo alguns especialistas citados pelo site Bussiness Insider, existem cinco tipos de alimento que devem ser evitados antes da prática de exercício físico. Isto porque sendo de difícil digestão, apenas vão piorar o desempenho dos atletas.
Em primeiro lugar estão as leguminosas, como feijão, ervilhas, soja ou lentilhas. No geral, as leguminosas são excelentes fontes de proteína, hidratos de carbono e ferro. Porém, também contêm bastante fibra, e é a fibra que dificulta a digestão, provocando inchaço e mal-estar. Os vegetais como a couve-de-bruxelas, o brócolo ou a couve-flor devem ser evitados pela mesma razão.
Em terceiro lugar estão os alimentos ricos em gordura, tal como o abacate. Por serem "ricos em gordura, mantêm-nos saciados por mais tempo, porque demoram mais tempo a digerir. Mas podem fazer com que nos sintamos pesados", explicou Kelly Pritchett, da Academia Americana de Nutrição e Dietética, ao site The Healthy.
Já os alimentos ultraprocessados e com alto teor de açúcar refinado devem ser evitados por outra razão. O que acontece quando ingerimos este tipo de carboidratos é que o nosso corpo fica com picos de energia momentâneos devido ao açúcar, que depois se dissipa rapidamente. Como consequência, perdemos força nos músculos.
Por último, os especialistas aconselham a não beber álcool antes da prática de exercício, pois este favorece o aparecimento de cãibras, contribui para a perda de massa muscular e tem ainda efeitos negativos sobre o sistema nervoso.
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
É uma questão controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas esta é a informação mais importante a ter em conta.
Será este o segredo para um corpo saudável e fit?
HIIT, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é o desporto ideal para quem tem uma agenda cheia, para quem não gosta de ginásios e até para quem não pratica exercício regularmente.
Dicas para fazer exercício sem realmente fazer exercício? Sim, existem
É possível aumentar os seus níveis de atividade física diária sem se aperceber, mesmo que não tenha tempo de ir ao ginásio, segundo os especialistas em desporto.
Verdadeiro ou falso? Mitos de alimentação de acordo com quem sabe
Seja para emagrecer, para ganhar peso e músculo ou para aderir a um estilo de vida mais saudável, são várias as teorias sobre o que devemos ingerir (ou não) para atingir rapidamente os resultados desejados. Duas nutricionistas desmistificam os mais conhecidos mitos da alimentação.
Vai correr? Isto é o que deve comer antes, durante e após a corrida
Seja um principiante ou veterano no mundo das maratonas, saiba que snacks ricos em hidratos de carbono complexos serão sempre essenciais para o bom desempenho do organismo.
Fazer exercício de manhã - e de ressaca - recomenda-se?
As pessoas que têm uma rotina de exercício físico estabelecida no dia-a-dia podem achar necessário fazer exercício no dia a seguir a uma saída à noite, para "libertar toxinas". Existe quem o faça, e quem prefira tirar o dia para ficar no sofá a ver Netflix. Quem está certo?
Uma passadeira com inclinação, velocidade e ritmo é o tudo o que precisa para perder aqueles quilos extra. O método 2-3-30 parece complexo mas é simples.
Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
A rotina de fitness do ator incluiu treinos de estilo militar, musculação e corrida de longas distâncias.