Estilo / Beleza & Bem-Estar

Há um novo mercado em emergência na beleza: velas e fragrâncias de luxo

As vendas deste tipo de artigos para a casa têm estado a crescer a bom ritmo e algumas das explicações estão relacionadas com o autocuidado e o bem-estar emocional.

Foto: Goop
23 de maio de 2023 | Ângela Mata
A crescente venda de velas e perfumes para a casa é um fenómeno que se tem vindo a observar nos últimos tempos e que, segundo o relatório de consultoria de estudos de mercado Mordor Intelligence, "terá um crescimento substancial entre 2023 e 2028". Parece que este aumento exponencial está diretamente relacionado com o autocuidado e o bem-estar emocional de que tanto se fala. Isto, porque cada vez mais as pessoas estão conscientes da necessidade de transformar os pequenos momentos do dia em grandes prazeres, quer para o corpo, quer para a mente. 

Chama-se a isto criar novos hábitos do dia a dia, ligados ao autocuidado e ao minimalismo emocional, algo que os suecos sabem fazer melhor do que ninguém. Deixamos de olhar para as velas como algo útil para retirar maus odores, meramente resolutivas, e passamos a encará-las como objetos de decoração, mas que podem e devem ser utilizados diariamente para ajudar a relaxar através dos seus aromas. A acompanhar a tendência, há cada vez mais marcas de moda e beleza que lançam as suas próprias linhas de velas e perfumes para a casa.
Vela da Loewe com essência de tomate
Vela da Loewe com essência de tomate Foto: Loewe

Além disso, hoje em dia, já existe uma oferta bastante tentadora de velas com aromas exóticos, rústicos e até inesperados ou invulgares. Por exemplo, a vela de tomate da LOEWE é uma das mais vendidas na Europa e nos Estados Unidos. Depois temos marcas como a Goop de Gwyneth Paltrow que catapultou com as vendas de uma vela chamada This Smells Like My Vagina e que agora está à venda com novo nome - Hands Off My Vagina. Tudo isto tem funcionado bem como gatilhos para um público cada vez mais interessado em encontrar produtos novos nesta área.
A nova vela da marca Goop de Gwyneth Paltrow, contém leite de coco e rosas Damascena, baunilha crua, notas de cipreste hinoki e notas de cacau torrado.
A nova vela da marca Goop de Gwyneth Paltrow, contém leite de coco e rosas Damascena, baunilha crua, notas de cipreste hinoki e notas de cacau torrado. Foto: Goop

Esta mudança de hábitos esteve também muito ligada ao confinamento em 2020, por conta da pandemia Covid-19. As pessoas foram obrigadas a passar muito tempo fechadas em casa e isso estimulou a que cuidassem um pouco melhor desse espaço, para que consequentemete se sentissem também melhores. Por outro lado, como estamos a passar ainda por um momento de incerteza e tensão global, isso aumenta a importância do autocuidado

Por sua vez, os criadores de marcas de beleza e bem-estar com grande foco em velas confirmam que acender uma vela e respirar conscientemente o perfume que ela exala faz parte dos seus rituais diários. Para Nicola Elliott, fundadora da NEOM Organics, é uma parte importante do seu ritual nocturno antes de dormir. 

Este novo nicho de mercado também tem trazido novos clientes às marcas que agora associam esta categoria à sua oferta. Enquanto que, no caso dos perfumes, os consumidores costumam ser fiéis às suas marcas e fragrâncias prediletas e tendem a voltar a comprar uma fragrância com a qual se identifiquem mais pessoalmente, com as velas o consumidor procura a novidade
Cada vez é mais comum ver também nomes nas velas que cativem.
Cada vez é mais comum ver também nomes nas velas que cativem. Foto: Byredo

Segundo mostram as estatísticas de vendas, esta tendência veio mesmo para ficar. "A Europa deteve a maior participação de mercado em receita para fragrâncias domésticas em 2021, e espera-se que continue a manter o seu domínio durante o período de previsão. Alguns dos principais fatores atribuídos a esse forte crescimento são o gasto per capita com produtos para a casa, como fragrâncias, e o aumento da qualidade de vida", revelou o estudo de mercado da Mordor Intelligence. Resumindo, o lar está de facto a tornar-se cada vez mais naquele espaço para parar, onde nos damos ao luxo de ter alguns minutos de autocuidado, bem-estar, harmonia. Um ritual que, na verdade, deixa cada vez mais de ser entendido como um luxo, tornando-se mais uma prioridade e necessidade.
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