Há um novo mercado em emergência na beleza: velas e fragrâncias de luxo
As vendas deste tipo de artigos para a casa têm estado a crescer a bom ritmo e algumas das explicações estão relacionadas com o autocuidado e o bem-estar emocional.
Chama-se a isto criar novos hábitos do dia a dia, ligados ao autocuidado e ao minimalismo emocional, algo que os suecos sabem fazer melhor do que ninguém. Deixamos de olhar para as velas como algo útil para retirar maus odores, meramente resolutivas, e passamos a encará-las como objetos de decoração, mas que podem e devem ser utilizados diariamente para ajudar a relaxar através dos seus aromas. A acompanhar a tendência, há cada vez mais marcas de moda e beleza que lançam as suas próprias linhas de velas e perfumes para a casa.
Além disso, hoje em dia, já existe uma oferta bastante tentadora de velas com aromas exóticos, rústicos e até inesperados ou invulgares. Por exemplo, a vela de tomate da LOEWE é uma das mais vendidas na Europa e nos Estados Unidos. Depois temos marcas como a Goop de Gwyneth Paltrow que catapultou com as vendas de uma vela chamada This Smells Like My Vagina e que agora está à venda com novo nome - Hands Off My Vagina. Tudo isto tem funcionado bem como gatilhos para um público cada vez mais interessado em encontrar produtos novos nesta área.
Esta mudança de hábitos esteve também muito ligada ao confinamento em 2020, por conta da pandemia Covid-19. As pessoas foram obrigadas a passar muito tempo fechadas em casa e isso estimulou a que cuidassem um pouco melhor desse espaço, para que consequentemete se sentissem também melhores. Por outro lado, como estamos a passar ainda por um momento de incerteza e tensão global, isso aumenta a importância do autocuidado.
Por sua vez, os criadores de marcas de beleza e bem-estar com grande foco em velas confirmam que acender uma vela e respirar conscientemente o perfume que ela exala faz parte dos seus rituais diários. Para Nicola Elliott, fundadora da NEOM Organics, é uma parte importante do seu ritual nocturno antes de dormir.
Este novo nicho de mercado também tem trazido novos clientes às marcas que agora associam esta categoria à sua oferta. Enquanto que, no caso dos perfumes, os consumidores costumam ser fiéis às suas marcas e fragrâncias prediletas e tendem a voltar a comprar uma fragrância com a qual se identifiquem mais pessoalmente, com as velas o consumidor procura a novidade.
Segundo mostram as estatísticas de vendas, esta tendência veio mesmo para ficar. "A Europa deteve a maior participação de mercado em receita para fragrâncias domésticas em 2021, e espera-se que continue a manter o seu domínio durante o período de previsão. Alguns dos principais fatores atribuídos a esse forte crescimento são o gasto per capita com produtos para a casa, como fragrâncias, e o aumento da qualidade de vida", revelou o estudo de mercado da Mordor Intelligence. Resumindo, o lar está de facto a tornar-se cada vez mais naquele espaço para parar, onde nos damos ao luxo de ter alguns minutos de autocuidado, bem-estar, harmonia. Um ritual que, na verdade, deixa cada vez mais de ser entendido como um luxo, tornando-se mais uma prioridade e necessidade.
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