Há um novo mercado em emergência na beleza: velas e fragrâncias de luxo
As vendas deste tipo de artigos para a casa têm estado a crescer a bom ritmo e algumas das explicações estão relacionadas com o autocuidado e o bem-estar emocional.

A crescente venda de velas e perfumes para a casa é um fenómenoque se tem vindo a observar nos últimos tempos e que, segundo o relatório de consultoria de estudos de mercadoMordor Intelligence, "terá um crescimento substancial entre 2023 e 2028". Parece que este aumento exponencial está diretamente relacionado como autocuidado e o bem-estar emocionalde que tanto se fala. Isto, porque cada vez mais as pessoas estão conscientes da necessidade detransformar os pequenos momentos do dia em grandes prazeres, quer para o corpo, quer para a mente.
Chama-se a istocriar novos hábitosdo dia a dia, ligados aoautocuidado e ao minimalismo emocional, algo que os suecos sabem fazer melhor do que ninguém. Deixamos de olhar paraas velascomo algo útil para retirar maus odores, meramente resolutivas, e passamos a encará-las como objetos de decoração, mas que podem e devem serutilizados diariamente para ajudar a relaxar através dos seus aromas. A acompanhar a tendência, há cada vez mais marcas de moda e beleza que lançam as suas próprias linhasde velas e perfumes para a casa.

Além disso, hoje em dia, já existe umaoferta bastante tentadora de velascomaromas exóticos, rústicos e até inesperados ou invulgares. Por exemplo, avela de tomate da LOEWEé uma das mais vendidas na Europa e nos Estados Unidos. Depois temos marcas como aGoopdeGwyneth Paltrowque catapultou com as vendas de uma vela chamadaThis Smells Like My Vagina e que agora está à venda com novo nome - Hands Off My Vagina. Tudo isto tem funcionado bem como gatilhos para um público cada vez mais interessado em encontrar produtos novos nesta área.

Esta mudança de hábitos esteve também muito ligada aoconfinamento em 2020, por conta da pandemia Covid-19. As pessoas foram obrigadas apassar muito tempo fechadas em casae isso estimulou a que cuidassem um pouco melhor desse espaço, para que consequentemete se sentissem também melhores. Por outro lado, como estamos a passar ainda por ummomento de incerteza e tensão global, issoaumenta a importância do autocuidado.
Por sua vez, os criadores de marcas de beleza e bem-estar com grande foco em velas confirmam queacender uma vela e respirar conscientemente o perfume que ela exala faz parte dos seus rituais diários. Para Nicola Elliott, fundadora daNEOM Organics, é uma parte importante do seu ritual nocturno antes de dormir.
Estenovo nicho de mercadotambém tem trazidonovos clientesàs marcas que agora associam esta categoria à sua oferta. Enquanto que, no caso dos perfumes, osconsumidores costumam ser fiéisàs suas marcas e fragrâncias prediletas e tendem a voltar a comprar uma fragrância com a qual se identifiquem mais pessoalmente,com as velasoconsumidor procura a novidade.

Segundo mostram as estatísticas de vendas, esta tendência veio mesmo para ficar. "AEuropa deteve a maior participação de mercado em receita para fragrâncias domésticas em 2021, e espera-se que continue a manter o seu domínio durante o período de previsão. Alguns dosprincipais fatoresatribuídos a esse forte crescimento sãoo gasto per capita com produtos para a casa, como fragrâncias, e oaumento da qualidade de vida", revelou o estudo de mercado da Mordor Intelligence. Resumindo, o lar está de facto a tornar-se cada vez mais naquele espaço para parar, onde nos damos ao luxo de ter alguns minutos de autocuidado, bem-estar, harmonia. Um ritual que, na verdade, deixa cada vez mais de ser entendido como um luxo,tornando-se mais uma prioridade e necessidade.
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