Estilo / Beleza & Bem-Estar

Fazer exercício de manhã - e de ressaca - recomenda-se?

As pessoas que têm uma rotina de exercício físico estabelecida no dia-a-dia podem achar necessário fazer exercício no dia a seguir a uma saída à noite, para "libertar toxinas". Existe quem o faça, e quem prefira tirar o dia para ficar no sofá a ver Netflix. Quem está certo?

'A Ressaca' (2009)
'A Ressaca' (2009) Foto: IMDB
04 de outubro de 2023

No dia da ressaca, o dia após os excessos, nem sempre existe aquela motivação para exercitar o corpo. Apesar de ser sempre algo positivo e que contribui para o bem-estar, praticar exercício físico no dia após uma saída à noite, se feito com algum esforço a mais, pode ser prejudicial.

Durante o consumo de álcool, o corpo está a ingerir substâncias semelhantes a toxinas, o que significa que vai tentar eliminá-las através dos rins e do fígado, de forma a criar uma capa protetora contra substâncias indesejadas, explica o médico de medicina desportiva e traumatologista, Gilles Mondolini, à Madame Figaro. Expor estes órgãos ao perigo do esforço físico pode danificar o corpo, pois este não teve horas suficientes para recuperar daqueles copos a mais.

Todos os que já passaram por uma ressaca sabem: a desidratação é um dos sintomas, e é difícil escapar-lhe. Passa-se o dia com a garrafa de água ao lado – algo que devia ser feito sempre – pois o sentimento de boca seca é permanente durante essas horas. Posto isto, o corpo fica com falta de nutrientes que são essenciais para a saúde, o que resulta num risco de contrair tendinites, por exemplo. Nestes casos é importante o repouso, de forma a não enfraquecer o tecido dos músculos, explica Yves Hervouet-des-Forges, médico de Medicina Desportiva, à mesma publicação francesa.

24 horas após o ingerir de álcool os recetores de dor ainda estão "dormentes", o que resulta na resistência ao esforço, como explica Gilles Mondolini: "rapidamente ultrapassamos os nossos limites sem nos apercebermos e chegamos a um ponto de rutura". Segundo os testemunhos de ambos os médicos, podemos afirmar que é aconselhável ter um dia de descanso após uma saída à noite. É também de evitar tomar um pequeno-almoço pesado, e optar por beber uma infusão de tomilho, canela e alecrim, aponta a Madame Figaro. Não consegue imaginar nem um dia da sua vida sem a prática de exercício físico? Não faz mal, porque os médicos aconselham uma caminhada para este tipo de pessoas – sempre tendo em conta que o sítio escolhido para caminhar deve ser com as condições climáticas adequadas e não deve ser muito longa.

Saiba mais Saúde, Exercício físico, Álcool, Ressaca
Relacionadas
Mais Lidas