Estilo / Beleza & Bem-Estar

Bebida popular pode ajudar com sintomas da ressaca, afirmam cientistas

Resultados de um estudo realizado em laboratório sugerem que certas bebidas gaseificadas têm o poder de aumentar o processo de decomposição do álcool no organismo.

Foto: Pexels
28 de fevereiro de 2023 | Ana Filipa Damião

Será que a cura para a ressaca pode estar no supermercado e ninguém se lembra disso até agora? Um grupo de cientistas da Universidade de Sun Yat-Sen, em Guangzhou, China, descobriu duas "soluções milagrosas" que ajudam a recuperar deste mal-estar. Num estudo feito em laboratório, em 2013 foram testadas 57 bebidas diferentes, entre chás, infusões e gaseificadas, com o objetivo de perceber aquelas que aceleravam e diminuiam o processo de metabolização do álcool no fígado.

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o etanol é decomposto pelo fígado antes de sair do organismo, e isso acontece através de dois processos. Primeiro, por um conjunto de enzimas chamadas álcool desidrogenases (ADH), que ao longo da metabolização produzem acetaldeído, o principal responsável pelos sintomas da ressaca, como dores de cabeça ou náuseas. Depois, a acetaldeído é decomposto por uma segunda enzima do fígado, o aldeído-desidrogenase (ALDH), cujo produto final é o acetato, um químico menos prejudicial ao organismo. 

Das 57 bebidas analisadas, apenas duas aumentavam a atividade de ALDH de modo a que o organismo estivesse menos tempo exposto ao efeito nocivo do acetaldeído. São elas a Xue Bi, idêntica à Sprite, e a Hui Yi Su Da Shui, água gaseificada com sabor. 

Saiba mais Ciência, Saúde, Estudo, Sprite, Ressaca, álcool, Bebidas Gaseificadas, Fígado
Relacionadas

Fazer exercício de manhã - e de ressaca - recomenda-se?

As pessoas que têm uma rotina de exercício físico estabelecida no dia-a-dia podem achar necessário fazer exercício no dia a seguir a uma saída à noite, para "libertar toxinas". Existe quem o faça, e quem prefira tirar o dia para ficar no sofá a ver Netflix. Quem está certo?

Será que as ressacas pioram mesmo com a idade?

The struggle is real. Quanto mais velhos ficamos, mais doloroso se torna o day after”. Certo? Há quem julgue que sim, justificando-o com alguns factores de peso. Porém, outros defendem que a culpa não é da idade. Que, mais ano menos ano, uma ressaca será sempre uma ressaca. E que a culpa é sempre e somente do álcool ingerido, qual peso do tempo.

O que acontece ao corpo quando deixamos de beber álcool

A abstenção de bebidas alcóolicas não é sentida da mesma maneira por toda a gente, pois irá depender do consumo regular de cada indivíduo. Mas para quem bebeu mais do que devia nos últimos tempos, saiba que o Dry January tem de facto efeitos muito positivos no organismo, da regeneração do fígado à capacidade de concentração.

Dry January: a tendência que poupa a saúde e a carteira

Melhor qualidade do sono, redução de peso e de colestrol, pressão arterial mais baixa, mais energia, diminuição das proteínas que provocam cancro, e mais dinheiro na carteira. Estes são alguns dos benefícios desta tendência que começou no Reino Unido.

Mais Lidas