Estilo / Beleza & Bem-Estar

Este estudo revela que exercício reduz o aparecimento de cancro

Um estilo de vida mais saudável envolve mais do que uma simples alimentação equilibrada, mas sim uma rotina diária de exercício físico que, segundo este estudo, pode reduzir 17 a 18% de risco de cancro.

Foto: Kürşat KURT
12 de setembro de 2023 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

Sabia que para ser considerado exercício fisico não precisa de andar num ginásio? Ou, pelo menos, não precisa de ficar horas em torno desta atividade. Segundo o novo estudo publicado na JAMA Oncology, feito com base em entrevistas a mais de 22 000 adultos não praticantes de atividade física, e levado a cabo pelo UK Biobank (uma base de dados biomédica em grande escala no Reino Unido, e um recurso de investigação que contém informações genéticas e de saúde aprofundadas de meio milhão de participantes), fazer apenas alguns minutos de atividade fisica interminente, como subir escadas, andar a pé ou simplesmente ir às compras e carregar sacos, situações que demoram apenas alguns minutos, que estão associadas à diminuição do risco de cancro. Com base num estudo publicado em 2022 pela Nature Medicine, foi concluído que cerca de 4 minutos de exercício físico diários, levaram a uma redução de 26 a 30% na mortalidade.

Entre as várias formas de exercício, a VILPA (vigorous intermittent lifestyle physical activity, que em português atividade física vigorosa intermitente), mencionada num artigo recente da GQ americana, é um método para introduzir mais exercício na vida das pessoas que sejam menos ativas fisicamente.

Trata-se apenas e simplesmente de coisas banais que fazemos todos os dias, como correr para o autocarro, subir escadas em vez de utilizar o elevador ou andar um ritmo mais rápido enquanto fazemos tarefas ou até mesmo brincar com as crianças no parque ao fim do dia. É considerado um método prático e engenhoso, porque não tem custos financeiros, em comparação com uma inscrição num ginásio ou a contratação de um personal trainer.

 

Saiba mais JAMA Oncology, Reino Unido, Biobank, Nature Medicine, saúde
Relacionadas

Correr antes de comer queima mais gordura?

O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.

Mais diagnósticos de cancro em pessoas abaixo dos 50

De acordo com um estudo recente, apesar de a população estar a ficar mais velha, há cada vez mais pessoas jovens a receberem diagnósticos de cancro, em especial, cancro colorretal e cervical. A alimentação, o estilo de vida, mas também o uso de antibióticos são algumas das causas apontadas.

Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.

Mais Lidas