Estilo / Beleza & Bem-Estar

Emagrecer. 5 erros a evitar quando toma o pequeno-almoço

A refeição mais importante do dia é por vezes a mais ignorada, o que pode levar a problemas de saúde e aumento de peso. Conheça 5 dicas a evitar no início do dia.

Foto: Unsplash
05 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira
PUB

Seja pela falta de tempo, altos níveis de stress ou falta de fome, o pequeno-almoço é muitas vezes colocado no fim da lista de "tarefas" a fazer durante a manhã. Depois de uma noite inteira de estômago vazio, é importante saber a quantidade e qualidade ideal de alimentos a ingerir, para recarregar e reiniciar o metabolismo.

Para tal, é importante tomar um pequeno-almoço rico em proteínas, mas nunca exclusivamente proteico. Estas ajudam a construir massa muscular e a acelerar o metabolismo, sem causar picos de insulina. Saltar a primeira refeição do dia não ajuda a perder peso. Igualmente, beber apenas café ou um copo de sumo não é suficiente para assegurar um corpo saudável e ativo. Se a fome não surge logo de manhã, é melhor adiar o pequeno-almoço uma ou duas horas, mas nunca falhar a refeição. 

Foto: Pexels

É verdade que o pequeno-almoço permite exagerar um pouco na quantidade de comida ingerida, já que o corpo precisa de "combustível" para o dia, mas certos pratos, como panquecas, croissants e doces são os menos eficazes para se sentir em formaRicos em açúcares, estes alimentos causam picos de insulina, causando fome poucas horas depois do pequeno-almoço, o que leva ao aumento da fadiga. É ideal escolher então carboidratos como pão integral, acompanhado de iogurte, leite ou outras bebidas vegetais.

PUB
Foto: Pexels

O mesmo acontece com a fruta. Apesar de parecer uma opção saudável, um pequeno-almoço exclusivamente de fruta é rico em açúcares. Deve ser sempre acompanhado por uma fonte proteína, como ovos ou iogurte

Por fim, o uso de tecnologia na hora da refeição. Tomar o pequeno-almoço a ver televisão ou nas redes sociais desconcentra o cérebro, fazendo com que seja ingerida uma quantidade desnecessária de alimentos. Aproveite o início do dia, livre de distrações.

PUB