Silenseas. O maior veleiro do mundo será amigo do ambiente
O luxuoso navio de 220 metros de comprimento terá mais do que uma piscina, vários restaurantes e capacidade para ser a "casa flutuante" de 120 passageiros.

O livro do Guinness terá em breve mais um recorde nas suas páginas no que toca à construção naval. Espera-se que o maior veleiro do mundo, encomendado pelo grupo hoteleiro Accor à empresa de construção Chantiers de l'Atlantique, esteja em alto mar já em 2026. O design do Silenseas, como foi batizado, baseia-se na tecnologia de navegação à vela que a Chantiers de l'Atlantique tem vindo a desenvolver desde 2018. O veleiro de 220 metros de comprimento conta com três velas de fibra de carbono (tecnologia SolidSail), um material leve e resistente, cada uma com uma extensão de 1500 metros quadrados e com a possibilidade de serem dobradas.
O sistema de propulsão híbrido - energia eólica e motor a gás natural liquefeito (GNL) - tornará o Silenseas um modelo de referência no que toca à sustentabilidade, afirma Laurent Castaing, diretor executivo da Chantiers de l'Atlantique, na página de apresentação do navio. A ideia é que seja poupado cerca de 30 a 40% de combustível graças ao sistema de navegação.
Ver esta publicação no Instagram
O luxuoso barco será composto por 54 cabines de cerca de 70 metros quadrados, uma suíte presidencial de 1,415 metros quadrados com terraço privado, duas piscinas e dois restaurantes, sem esquecer um anfiteatro para espetáculos e os tratamentos de spa. Tanto a planta como a decoração interior serão da autoria do arquiteto Maxime d'Angeac. O navio terá capacidade para transportar até 120 passageiros.
Embarcámos no Costa Fascinosa - sem sair de Lisboa
Das tendências do turismo de cruzeiros aos nómadas digitais e Elon Musk; dos menus Michelin a um complexo plano de sustentabilidade – o dia foi longo.
Eleitos os melhores cruzeiros de 2024, do luxo à expedição
Os prémios Best in Cruise 2024, da responsabilidade da Cruise Critic, são uma ajuda valiosa para quem se quer aventurar pelos mares, mas não sabe bem que navio ou itinerário escolher, selecionando os melhores nas categorias de luxo, expedição, fluvial e cruzeiro convencional.
A tecnologia está toda lá, mas é pelos materiais, pelas cores e pelas formas que a Motorola se quer distinguir da concorrência.
O multimilionário espanhol ocupa o sexto lugar na lista dos empresários mais ricos do mundo.
Este verão, o MAAT preparou quatro atividades que combinam bem-estar, criatividade e cultura. Tudo para animar (e relaxar) todos quantos se vêem obrigados a passar a época estival na cidade. E há opções tanto no exterior como no interior do museu.
A capital austríaca perdeu o primeiro lugar do pódio para esta cidade escandinava. A cidade vencedora recebeu a pontuação máxima em educação, segurança e infra-estruturas, o que lhe valeu um total de 98 em 100 no Global Liveability Index 2025.