Quem era Leonardo Del Vecchio, dono da Ray-Ban e amigo de Giorgio Armani?
O multimilionário italiano faleceu a 27 de junho, aos 87 anos. Era fundador da Luxottica, marca detentora de várias marcas de óculos.

Leonardo Del Vecchio, fundador da Luxottica (hoje EssilorLuxottica), líder mundial na produção de óculos e armações, morreu aos 87 anos. E embora tenha vivido grande parte da sua vida sem dificuldades financeiras, o mesmo não se pode dizer da sua infância. Nascido a 22 de maio de 1935, Del Vecchio cresceu num orfanato em Milão, após a Segunda Guerra Mundial. Foi abandonado pela mãe aos sete anos, pois esta não tinha condições para o sustentar, e começou a trabalhar aos 14, numa loja de ferramentas.
Na década de 60 mudou-se para Agordo, em Itália, onde começou a fazer armações de óculos desenhadas por outros, e em 1961 fundou a Luxottica, uma pequena empresa com cerca de uma dúzia de trabalhadores. Os óculos com design próprio, porém, só chegariam ao mercado alguns anos mais tarde, no final da década. Com o negócio de vento em popa, Del Vecchio começou a comprar marcas nos Estados Unidos, sendo a Ray-Ban e a Oakley umas das suas aquisições mais conhecidas. Mais tarde, a fabricante ficou conhecida por produzir armações para algumas das casas de Moda mais prestigiadas de sempre, como Prada ou Armani. O segredo para o sucesso? "Esforço e dedicação para sermos os melhores no que fazemos", revelou o italiano numa rara entrevista dada no início de 2022.
A sua morte é sentida um pouco por todo o mundo. "Perdi um amigo e um companheiro nesta longa aventura profissional", comentou o designer Giorgio Armani no Twitter. O empresário tinha seis filhos, de três casamentos diferentes: Claudio, Marisa, Paola, Leonardo Maria, Luca e Clemente.
Ser jovem para sempre, a nova obsessão de Silicon Valley
Já construíram foguetões. Agora, os super-ricos estão a gastar milhões para descobrir o segredo da juventude eterna.
JW Anderson x Persol: estamos perante a colaboração do momento?
A nova parceria entre JW Anderson e Persol traz cor e um novo look aos clássicos da marca de óculos.
Quer parecer uma estrela de cinema? Use os icónicos óculos de sol de Steve McQueen
A Persol reedita os famosos óculos de sol que Steve McQueen tornou famosos em 1968, no filme Thomas Crown - A Arte do Crime.
Óculos de sol: aposte nos clássicos do cinema
Com os dias de verão a chegar, os óculos de sol tornam-se essenciais. Estes são os incontornáveis que se tornaram protagonistas em filmes e que seguem as tendências desta estação.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.