Viver

Este é o número certo de minutos que deve ficar no duche, segundo os cientistas

Quer reduzir o consumo de água em casa, poupar e ainda ajudar o ambiente no processo? A solução é simples. Apenas tem de dizer adeus aos banhos de imersão e seguir esta regra à risca.

Foto: D.R
13 de janeiro de 2023 | Ana Filipa Damião
Sabemos que a água potável é um bem escasso no planeta, ouvimo-lo todos os anos nas notícias quando as barragens entram em níveis perigosamente baixos, e que é necessário reduzir o seu consumo individual, uma meta que, contudo, está longe de ser alcançada. 

Em Portugal, cada habitante gasta em média 190 litros de água por dia para necessidades básicas como tomar banho ou lavar os dentes, quando o número recomendado é de apenas 110 litros, de acordo com dados das Nações Unidas relatados no ano passado. Além do motivo mencionado em cima, há ainda toda uma questão monetária. Quanto mais se consome, maior será o valor na fatura. 

É por isso que os cientistas aconselham duches de exatamente quatro minutos. Atenção que nem estamos a falar de banhos de imersão, que gastam cerca de 80 litros de água, de acordo com o The Guardian. Um duche de chuveiro normal gasta entre nove a dez litros por minuto, sendo que os chuveiros elétricos, mais sofisticados, podem gastar até vinte litros. 

Mas será que as pessoas seguem os ditos quatro minutos? A resposta é não, concluiu um estudo citado pela mesma publicação. Em média, as pessoas passam cerca de oito minutos a lavar o cabelo e o corpo, o que equivale a duas banheiras cheias no caso de chuveiros com mais pressão.
Saiba mais Duche de quatro minutos, Poupar água
Relacionadas

Por que é que os homens passam tanto tempo na casa de banho?

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.