Viver

Sair para beber um copo é essencial para manter a amizade entre homens

Um estudo revela que sair com os amigos é essencial para os homens manterem as suas amizades. Robin Dumbar, acompanhou um grupo de 30 pessoas desde a infância até à idade adulta e observou os seus comportamentos sociais.

Foto: Photo by Pressmaster from Pexels
28 de agosto de 2020 | Inês Esteves

Robin Dumbar, o antropólogo e psicólogo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, seguiu as vidas de 30 pessoas e estudou os comportamentos delas num contexto social, ao longo da sua evolução da infância à idade adulta. O estudo revelou que, ao contrário dos homens, o fundamental para manter uma amizade entre mulheres é a comunicação, e estar a par da vida uma da outra.

No entanto, ao observar as amizades e relações entre homens, concluiu que o segredo de uma amizade duradoura inclui  idas a um bar com amigos. Beber um copo com amigos num ambiente relaxado mostrou-se mesmo essencial para sustentar uma amizade a longo prazo.  

O contraste entre géneros é evidente, visto que uma amizade entre mulheres resulta se existir esforço para comunicar seja pessoalmente, ou pelo telemóvel. O especialista revelou ao The Times "Falar não tinha efeito nenhum nas relações entre o sexo masculino, de todo. O que sustentava a relação era fazer planos entre eles: ir ver jogos de futebol, ir a um bar."

O professor Dunbar concluiu ainda que, quando um dos amigos se muda para longe, a mulher provavelmente vai manter a relação através do contacto pelo telemóvel ou pelas redes sociais (…) No caso dos homens, "longe da vista, longe do coração". Eles simplesmente farão mais amizades para ir beber um copo."

 

Saiba mais Universidade de Oxford, ciência e tecnologia, estudo, beber, copo, bar, sociologia
Relacionadas
Mais Lidas
Viver New Era estreia flagship em Lisboa

Mais do que uma loja, o novo espaço da marca norte-americana celebra a cultura urbana com personalização ao vivo, música nacional e uma experiência de marca pensada ao detalhe.

Viver Tatuar ou não tatuar deixou de ser uma questão

Será que as tatuagens continuam a ser um impedimento na entrada no mercado de trabalho? Porque é que há cada vez mais pessoas a recorrer à remoção das mesmas? E qual é o sentido de tatuar, agora que é um ato reversível? Fomos à procura de respostas com a ajuda de uma especialista em head hunting e um sociólogo com uma tese sobre o tema.

Viver Casa da Calçada reabre com um spa sob as vinhas

Depois de uma remodelação complexa, a pitoresca propriedade apresenta um centro de bem-estar com piscina aquecida, fonte de gelo, sauna, banho turco, ginásio e salas de tratamento. Francisco Quintas, chef de 25 anos, assume a cozinha do Largo do Paço, o restaurante de fine dining da unidade hoteleira. A Must já provou parte do seu menu de degustação.

Viver A Samsung em modo de Inteligência Artificial

A IA está na moda, especialmente para uma certa marca coreana que colocou um pouco de Inteligência Artificial em todos os seus produtos. Mesmo os eletrodomésticos mais básicos já são capazes de ter algumas boas ideias.