Viver

5 factos engraçados sobre Wimbledon

Com todos os olhos postos no All England Lawn Tennis Club, aqui ficam cinco curiosidades que poderá não saber sobre o torneio de ténis mais antigo do mundo.

Foto: Reuters
11 de julho de 2023 | Bruno Lobo

Central Court

Se hoje se jogam todas as finais de qualquer torneio num Court Central, isso acontece porque na versão original de Wimbledon todos os campos estavam dispostos à volta de um mais importante, no meio. 

O troféu não é meu

Levantar o troféu em Wimbledon é a maior alegria para qualquer jogador, mas não o pode levar para casa. Fica exposto no museu do All England Club e os jogadores apenas levam uma réplica mais pequena.

O jogo mais longo da história

Apesar da relva ser uma superfície tradicionalmente mais rápida, e portanto os jogos terem tendência a demorar menos tempo do que, por exemplo, na terra batida de Roland Garros, foi em Wimbledon que aconteceu o jogo mais longo da história − e tudo pela recusa do torneio em aceitar um tie-break no último set, que podia assim continuar infinitamente. Foi o que quase aconteceu na primeira ronda de 2010, quando o norte-americano John Isner e o francês Nicolas Mahut levaram a partida até uns inacreditáveis 60-70 a favor do americano. O jogo durou 11 horas e cinco minutos e foi disputado ao longo de três dias. Até os quadros eletrónicos avariaram. Mas os organizadores aprenderam a lição e agora também já existe tie-break no derradeiro set.

Rufus, The Hawk, é a maior celebridade de Wimbledon

E não se trata de uma alcunha. Rufus é mesmo um falcão, que sobrevoa os campos de Wimbledon há 15 anos com a missão super importante de afugentar os pombos do local. Sobretudo do teto do corte central, que parece ser uma atração irresistível. Tem conta no Facebook e no Twitter e, a partir deste ano, terá uma amiga falcão para o ajudar na tarefa. Em 2012, Rufus foi roubado, o que provocou uma enorme onda de solidariedade em Inglaterra até ser recuperado, alguns dias depois.

A Slazenger é a mais antiga parceira de Wimbledon

Tudo começou em 1902, quando um grupo de jogadores solicitou que as bolas fossem Slazenger. Desde então que a marca tem sido a fornecedora oficial de Wimbledon, onde em cada torneio se gastam 54250 bolas de ténis.

Saiba mais Desporto, Ténis, Wimbledon, Roger Federer, Novak Djokovic, Nadal
Relacionadas

Wimbledon 2022: os melhores looks do público masculino

São várias as regras que o torneio de ténis mais antigo do mundo impõe no que toca ao dress code. Enquanto os jogadores têm de usar exclusivamente peças brancas, o público deve optar por conjuntos elegantes. Afinal, este é o ponto alto da moda clássica no desporto. De Paul Mescal ao príncipe William, passando por Tom Cruise, eis os melhores looks de 2022

Quanto ganhou Rafael Nadal com o Roland Garros?

O tenista espanhol ganhou o torneio francês Roland Garros no passado domingo, dia 5 de junho. Atualmente 4º colocado no ranking mundial, recebeu não só um troféu como um chorudo prémio em dinheiro.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.