Viver

Será Carlos Alcaraz a nova promessa do ténis? Do já famoso behind-the-back shot aos recordes

Carlos Alcaraz venceu Jannik Sinner no US Open, passando assim às meias-finais do torneio. O momento que se destacou desta partida foi um behind-the-back shot precisamente protagonizado por Alcaraz, que surpreendeu o próprio tenista.

Foto: Getty Images
09 de setembro de 2022 | Bianca Gregório com Rita Silva Avelar.
PUB

Aos 19 anos, Carlos Alcaraz já venceu mais nas suas primeiras 100 partidas do que Rafael Nadal (67), Novak Djokovic (65), Andy Murray (63) e Roger Federer (51) nessas alturas das respetivas carreiras. O jovem tem protagonizado vários momentos que têm de ser vistos para se acreditar, como este behind-the-back shot para conseguir um ponto na sua final contra Jannik Sinner nos quartos de final do US Open, na quarta-feira, dia 7 de setembro de 2022. Alcaraz venceu Sinner a 3-6, 7-6, 7-6, 5-7, 3-6 no Arthur Ashe Stadium. A sua próxima partida, que provavelmente todos esperam, está marcada para dia 10 de setembro, contra Francis Tiafoe.

Sobre a vitória, disse: "Sinceramente, não sei como consegui. Tens de acreditar em ti próprio. Eu acreditei no meu ténis. Foi muito duro fechar o encontro. Tentei ficar calmo, mas no momento é difícil."

Mas, afinal, quem é Carlos Alcaraz? Fique a conhecer o jovem espanhol através destas 5 perguntas e respostas. 

1. Quem é o jovem prodígio?

PUB

Chegou aos quartos de final do US Open em 2021 e ganhou a final do NextGen ATP (Association Tennis Professionals), deixando todos pasmados. Até hoje já ganhou cinco importantes prémios, quatro deles em 2022, incluindo o ATP Masters 1000 em Miami e Madrid, logo, é impossível passar despercebido. Alcaraz nasceu a 5 de maio de 2003, em El Palmar, Murcia, tendo celebrado 19 anos este ano (no Mutua Madrid Open em 2021 com uma partida contra Nadal, coincidentemente).

Tem mais três irmãos, a sua conta de Instagram tem 1.6 milhões de seguidores e no Twitter é seguido por 309,4000. Segundo o perfil oficial do ATP, Alcaraz tem 1.85m. O seu treinador é Juan Carlos Ferrero, o antigo nº 1 e vencedor do Roland Garros de 2003, que tem acompanhado Alcaraz há três anos na Academia Equelite. Fora dos campos, Alcaraz gosta de golfe e futebol, e considera-se fã do Real Madrid.

2. O que é que Carlos Alcaraz fez no Madrid Masters de 2022? E no Miami Open em 2022?

O espanhol ganhou as partidas em que tinha como adversários Rafael Nadal, Novak Djokovic e Alexander Zverev, em dias consecutivos, o que o levou à vitória no Madrid Masters. Ganhou assim o seu quarto título de 2022. É o único homem a ter derrotado Nadal e Djokovic em dias consecutivos - um recorde assinalável. No Miami Open 2022 venceu contra o norueguês Casper Rudd (7-5, 6-4). Este acontecimento marcou o primeiro prémio ATP Masters 1000 da sua carreira, e fez dele o campeão mais novo de sempre na história do Miami Open, e o primeiro tenista masculino espanhol a vencer o Miami Open.

PUB

Antes de Miami, o jovem experienciou um confronto de gerações com o seu compatriota Nadal, na semi-final do BNP Paribas Open em Indian Wells. No entanto, o vencedor de 21 títulos do Grand Slam ganhou: 6-4, 4-6, 6-3. Alcaraz fez a sua vingança umas semanas mais tarde em Madrid.

3. Porque é que Carlos Alcaraz foi notícia no US Open de 2021?

Aos 18 anos, Carlos Alcaraz chegou aos quartos de final do seu primeiro Grand Slam no US Open, vencendo o nº 3 do mundo nesta modalidade, Stefanos Tsitsipas. Perdeu contra Felix Auger-Aliassime, retirando-se do segundo set devido a uma lesão.

Procedeu para o Open Australiano de 2022 como o tenista masculino mais jovem em 30 anos a estar presente. Perdeu na terceira ronda para Matteo Berrettini numa batalha de cinco sets.

PUB

4. Quando começou a jogar ténis? E quando se tornou profissional?

Influenciado pelo seu pai – que já esteve no top 40 de tenistas de Espanha -, Alcaraz começou a jogar ténis aos quatro anos. Ao crescer, os seus ídolos eram Nadal e Roger Federer. Tornou-se profissional em 2018, aos 15 anos. Começou por jogar no ITF Futures e ATP Challengers, tendo de seguida jogado o seu primeiro evento ATP em 2020, no Rio de Janeiro.

5. Quantos títulos já ganhou Carlos Alcaraz? 

Até julho de 2022, Alcaraz ganhou cinco títulos de ATP. O primeiro título ATP foi ganho a 25 de julho de 2021, em Umag. O espanhol tornou-se o jogador mais novo a ganhar um título de ATP desde 2008, quando Kei Nishikori venceu em Delray Beach. Tornou-se também o vencedor mais novo na história de Umag e o terceiro mais novo vencedor de um título ATP desde 2000.

PUB

Conquistou o segundo título a fevereiro de 2022, no Rio de Janeiro, vencendo contra Diego Schwartzman na final. De seguida ganhou o terceiro título, em Miami, onde derrotou Rudd em sets consecutivos. Ganhou, em terra batida, em Barcelona e depois em Madrid, fazendo o seu recorde em finais - 5-0. 

PUB