Viver

Peças de design, toalhas ou plantas. Novas marcas portuguesas para descobrir agora

Para “comprar português” não é preciso quebrar as regras de confinamento. Online há todo um mundo de novas marcas nacionais para explorar sem sair de casa.

29 de janeiro de 2021 | Joana Moreira
PUB

E se uma pedra pudesse ser confortável?

As coisas nem sempre são o que parecem. É este o lema da Softrock, a marca portuguesa que cria pedras suaves, leves e confortáveis. Um contrassenso? Nem por isso. As peças visualmente parecem tal qual pedras verdadeiras, mas a magia acaba (ou começa) com o tato, já que são moles e confortáveis ao ponto de serem almofadas, pufes ou até sofás. É tudo feito maioritariamente a partir de esponja, com uma cobertura flexível, macia e muito realista. O trabalho de ilusionismo é de João Parrinha, que na Ericeira produz estas peças que já chegaram à montra da Hermès, no Chiado, numa colaboração com o Studio Astolfi, de Joana Astolfi. Por enquanto, as encomendas são feitas por e-mail.

Toalhas com história

PUB

Ainda há quem tenha toalhas da Companhia de Torres Novas por casa, tal é a durabilidade das peças desta marca portuguesa cujo nascimento remonta a 1845. A empresa faliu há precisamente uma década e o regresso acontece agora graças a uma equipa cheia de sangue novo e desejos de recuperar os turcos made in Portugal. A marca relança-se de cara lavada, com novas coleções de toalhas, tapetes de casa de banho, e, claro, loja online.

Cerâmicas sem preconceito

Partindo da ideia de que todos merecem uma segunda oportunidade, a Reshape Ceramics lançou-se no final do último ano com uma premissa simples: capacitar reclusos e ex-reclusos, integrando-os no mercado laboral, sem preconceitos. O projeto é da APAC Portugal, uma associação que tem como principal propósito a promoção de programas e estratégias de reinserção de reclusos e antigos reclusos, de modo a diminuir a reincidência criminal.

PUB

O resultado é uma coleção de cerâmicas, entre taças, pratos, anéis de guardanapos e outras peças que estão a caminho, produzida por pessoas da comunidade prisional.

O objetivo é aumentar as oportunidades de reinserção e o lucro é totalmente investido na associação, até então dependente de donativos.

Jardim interior

PUB

O confinamento obrigatório relembrou-nos da importância do espaço exterior e do contacto com a Natureza. Para os que não têm um jardim em casa, o refúgio pode estar nas plantas interiores. A Curae é uma marca portuguesa que nasceu em dezembro e procura aliar as plantas ao autoconhecimento, naquilo a que classifica como uma "caring experience". Cada planta tem um cognome, como Refrescante, Adorável, Alegre ou Protetora. É possível comprar apenas uma planta ou já famílias de plantas com espécies perfeitamente combinadas. Mas o que distingue a marca é a experiência: a compra de qualquer planta inclui um vaso terracota, um guia de cuidados, um certificado de adoção de plantas, um exercício de bem-estar e acesso a mais dicas para cuidar da planta – e da mente.

PUB