Viver

O império milionário de Gerard Piqué

De bebidas para desportistas a direitos de transmissão, os diversos investimentos do jogador do FC Barcelona parecem não ter fim.

Foto: Getty Images
05 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião
PUB

Há algum tempo que Gerard Piqué, jogador do FC Barcelona, tem vindo a tomar medidas para salvaguardar o seu futuro. Afinal, o defesa central do clube já tem 35 anos, e aproxima-se a passos largos de uma possível reforma no campo de futebol, embora sonhe em ser o próximo presidente do FC Barcelona. Recorde-se que, no ano passado, Piqué levou um grande corte no salário (chegou a ganhar cerca de 11 milhões de euros por ano).

No total, estima-se que o património líquido de Piqué ronde os 50 milhões de dólares e que, até ao final de 2021, contasse com um salário semanal de cerca de 220 mil dólares - contrato de 11,5 milhões mais um bónus de 3,2 milhões de dólares. 

Contudo, Piqué não se deixou abalar. Além de "dar uns toques na bola", é conhecido por ter olho para o negócio. O espanhol é fundador da empresa Kosmos Holding, que gere com o sócio Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten, um conglomerado tecnológico japonês que oferece uma série de serviços e também patrocina o Barcelona.

Foto: Getty Images
PUB

Em 2021, a Kosmos adquiriu os direitos audiovisuais da Liga Francesa em Espanha para as três temporadas seguintes. O momento pareceu ser o melhor - aproveitando a entrada de Messi no Paris Saint-German, vendeu rapidamente a transmissão do primeiro jogo do argentino. Transmissão esta que foi comprada pela MediaSet Espanha, que a transmitiu na rede de televisão Telecinco, e pelo streamer Ibai Llanos, que já tinha trabalhado com o defesa para que a Copa América pudesse ser vista em Espanha.

Os investimentos do empresário estão um pouco por todo o lado no universo do desporto. Em 2018, a Kosmos Holding comprava o CF Andorra, que se encontrava numa situação financeira delicada. A empresa está igualmente relacionada com a Copa Davis, o torneio de ténis mais importante da seleção espanhola, mundialmente.

Relativamente a negócios noutras áreas, o jogador de futebol é ainda proprietário da Kerard Project 2006 SL, uma empresa de compra e venda de ativos imobiliários, desde terrenos a armazéns industriais, sendo que também está à frente de várias marcas: uma de óculos de sol e outra de bebidas isotónicas para desportistas. O "amor à camisola" de Piqué é ainda sentido tanto fora como dentro do campo de futebol - é fundador da EMR, uma empresa que promove eventos desportivos, incluindo competições. Quem sabe se no futuro não conseguirá criar uma liga de desportos eletrónicos. 

PUB