Receita. Bife Rossini do chef Henrique Sá Pessoa
Um receita que requer algum cuidado na sua preparação, mas que, se tudo correr bem, será a estrela de qualquer refeição. Esta é uma das muitas receitas presentes no livro "Pela Boca".

"Esta receita não é fácil de dominar. O ponto de cozedura do foie gras e da carne são diferentes o que requer a máxima atenção para atingir a perfeição. A trufa, neste caso, funciona como a 'cereja em cima do bolo'.", é assim que a receita do Bife Rossini é descrita nas páginas do livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.
Serve 2 pessoas
Preparação:
Com molho - 4 horas
Sem molho - 45 minutos
Ingredientes:
360 g de lombo de novilho
2 escalopes de foie gras
20 g de trufa negra
100 g de espinafres baby
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho esmagado
100 g de batata para assar
50 ml de natas
20 g de manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 colheres de molho de carne (opcional)
Molho de carne: (opcional)
1 kg de rabo de boi
1 cebola
1 cenoura
½ alho-francês
100 ml de vinho tinto
2 tomates
1 l de água
Preparação:
1. Assar o rabo de boi no forno a 250 ºC cerca de 30 minutos. Num tacho, cozinhar todos os legumes cortados em meias-luas até ficarem com uma cor caramelizada. Adicionar o vinho tinto e deixar o álcool evaporar. Acrescentar os tomates e os ossos caramelizados e cobrir com água. Cozinhar cerca de 4 horas.
2. Para o puré, assar a batata com pele a 180 ºC, durante 30 minutos. Pelar e passar as batatas por um passe-vite. Num tacho, colocar a polpa de batata com as natas e a manteiga e mexer com uma vara até ficar cremoso. Reservar.
3. Para os espinafres salteados, colocar numa frigideira quente uma colher de azeite e um dente de alho esmagado. Adicionar os espinafres e saltear durante 30 segundos. Temperar com sal a gosto e reservar.
4. Temperar o lombo de novilho com sal grosso e azeite.
5. Aquecer uma frigideira e colocar os escalopes de foie gras até ficarem com uma cor dourada. Cozinhar de seguida os lombos de novilho na própria gordura da confeção anterior.
6. Para servir, colocar o puré de batata e os espinafres na base. Sobrepor com o novilho, o foie gras e a trufa laminada. Terminar com o molho de carne.
Receita. Sangria para as festas de dezembro
O novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim. é composto por 12 receitas, todas elas com três pratos diferentes. A Must teve acesso a uma, tendo já partilhado o prato principal e a sobremesa, faltando apenas a bebida.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.