Este Niepoort foi considerado o melhor vinho fortificado do mundo
Tem a assinatura de uma das famílias mais conhecidas do Douro, que já vai na sexta geração de produtores. A distinção chega no Dia Internacional do Vinho do Porto que se assinala esta quarta, 27.

Com base na plataforma Tastingbook.com, de origem finlandesa (é o maior serviço de informações sobre vinhos do mundo,)190 000 profissionais e enófilos votaram, ao longo de três meses, em 20 675 vinhos de 115 países. Ao todo, foram mais de 3 milhões os votos recebidos. Após este período de votação apenas os 100 vinhos mais votados, organizados em seis categorias diferentes, disputaram as finais, que decorreram em dezembro de 2020.
Quando Dirk Niepoort apresentou este vinho ao mercado, em junho de 2019, qualificou-o como “o vinho do Porto mais perfeito” que já provara. Equilíbrio, harmonia, concentração, qualidade de taninos e frescura são algumas das características associadas a este Vintage. Os 100 pontos atribuídos pelo influente crítico de vinhos Robert Parker também já reconheciam publicamente um elevado e invulgar grau de qualidade. Com a distinção por parte do Best Wine of The World 2021, o Vintage 2017 ganha definitivamente um lugar na História – ao lado de outros grandes “vintages” da Niepoort como os de 1927, 1942, 1945, 1955 ou 1970.

"Criado a partir de vinhas velhas, com idades entre os 60 e os 100 anos, no Cima Corgo, o Vintage 2017 é constituído por uvas de vinhas coplantadas, pisadas a pé, em lagares de granito, com 100% de engaço. Esta crença na mistura de castas, como eram plantadas as videiras antigamente - e que permite sabores únicos e diferentes de ‘terroir’ para ‘terroir’ - é uma das apostas de longa data de Dirk Niepoort" lê-se, no comunicado oficial deste concurso.
"O resultado, em termos de aromas, é um nariz tímido, austero e explosivo, que depois se mostra com incrível concentração, potência, taninos marcantes, mas camuflados (e nunca por motivos de sobrematuração). Este é um vinho com uma frescura única, rara num Porto - uma combinação poderosa e elegante, com um final de boca ousado, seco e longo. Pela sua estrutura e corpo, o Vintage 2017 anuncia-se como um vinho com grande potencial de guarda." Para já, este exemplar ainda pode ser encontrado por €99,90 na Garrafeira Nacional.
E se pudesse fazer o seu próprio vinho?
A adega algarvia Quinta dos Vales lançou a The Winemaker Experience, que dá aos enófilos a possibilidade de possuir uma vinha e produzir vinho ao seu gosto.
Como virar um especialista em vinho em 7 curtas lições
Sejamos sinceros, a maioria das pessoas exagera um pouco (vamos dizer assim) nos seus conhecimentos vínicos. Mas a verdade é que ninguém precisa de largar o emprego para aprender a apreciar um bom vinho.
Vinho ou cerveja: sabe mesmo qual é o mais saudável?
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
Cidade do Vinho: o motivo perfeito para descobrir a Serra d’Ossa
Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa são os municípios que, em conjunto, foram eleitos Cidade do Vinho 2025. O título serve de mote e desafio para explorar e descobrir este recanto do Alto Alentejo.
12 vinhos especiais para brindar em grande
Depois de um ano tão complicado, com novos “anormais” e confinamentos, merecemos certamente passar estes próximos tempos rodeados de boa comida e ainda melhores vinhos.
O verão neste cantinho cool e descomplicado já é sinónimo de Summer Break, um favorito do público com figos, queijo de cabra, mel e bacon guanciale. Para comer com as mãos e ficar tarde fora.
Com sabores intensos e uma atmosfera que convida à descontração, o restaurante em Cascais transforma uma simples refeição num verdadeiro ritual sensorial. Cada prato revela um cuidado meticuloso nos detalhes, transportando o paladar para diferentes recantos da Ásia.
A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.
Depois do Alentejo, Priorat e Mosel, chegou a vez da Toscânia se juntar à constelação vínica criada por Cláudio Martins. O novo vinho chama-se Neptune Code 0.6 e nasceu nas vinhas muito velhas do carismático produtor Bibi Graetz, colheita de 2015. Custa 1.100 euros e 25% da produção já estava alocada antes da apresentação.