Attiko chega a Lisboa para ser o novo japonês de referência
Fica no rooftop do ME Lisbon Hotel, combinando a gastronomia japonesa com cocktails de autor, música ao vivo e uma vista panorâmica até ao Tejo.

Com presença internacional em cidades como o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Bodrum, na Turquia, o Attiko chegou agora a Lisboa para se assumir como o novo restaurante japonês de referência na capital. Fica no 12.º piso do ME Lisbon Hotel, na Avenida António Augusto de Aguiar, num ambiente noturno com uma vista panorâmica sobre a cidade e o rio Tejo.
“Lisboa tem vindo a afirmar-se como uma cidade cosmopolita e gastronómica, e o Attiko vem acrescentar uma nova dimensão a essa oferta, com uma experiência que combina cozinha de excelência, mixologia e vida noturna num só lugar”, refere em comunicado de imprensa Vasco Alves, diretor-geral do Attiko Lisbon.
A carta, assinada pelo chef Kyung Soo Moon, combina pratos de partilha da gastronomia japonesa contemporânea, com propostas como o Crudo de Salmão com Trufa, Ostras da Ria Formosa com yuzu e mel, Sliders de Wagyu com aioli de trufa e Bacalhau Negro com yuzu e gengibre. Na grelha japonesa tradicional — robata — há pratos como Caranguejo Real com manteiga de yuzu e Franguinho com yuzu kosho e miso.

Passando para o sushi, destacam-se makis como o Wagyu Aburi e o O-Toro e Caviar. Entre as opções vegetarianas e vegan, o menu inclui Maki de couve-flor e Tacos de milho doce. Para terminar, as sobremesas passam por tarde de coco e manga e chocolate negro com sorbet de framboesa e champanhe.
Para acompanhar a refeição, o Attiko apresenta uma seleção de cocktails de autor como o Goji Piscolé (com 1615 Acholado, Goji e frutos vermelhos) e o Kousou (com Perro de San Juan Espadín, estragão e gengibre).
O restaurante só abre para o jantar. Senta 63 pessoas no interior (incluindo 12 na robata e 13 no bar) e 32 pessoas na varanda. Está aberto todos os dias das 18h30 à 1h, estendendo-se o horário até às 2h às sextas-feiras e sábados. Além disso, às quintas, sextas e sábados há atuações de DJ ao vivo.
Expo Osaka. Pavilhão de Portugal recebeu mais de 2,3 milhões de visitantes
Sob o tema "Oceano, Diálogo Azul", o Pavilhão de Portugal foi distinguido com o prémio de Melhor Conceito Temático. O evento prolongou-se ao longo de seis meses e recebeu visitas de várias figuras políticas nacionais.
Assouline dedica edição aos 40 anos da Air Jordan
Mais do que uma lenda do basquetebol, Michael Jordan é um símbolo de cultura, estilo, ambição e excelência. Quatro décadas após o lançamento do primeiro par de Nike Air Jordans, a editora, conhecida pelos seus títulos dedicados à arte, moda e cultura homenageia o impacto deste fenómeno global com o lançamento do livro Air Jordan, que celebra os 40 anos da parceria entre o atleta e a Jordan Brand.
Vinhos do Outro Mundo. Como anda a coleção cósmica vendida a mil e tal euros a garrafa?
Chegámos ao quarto planeta da constelação de nove vinhos a preços estratosféricos. Depois de Portugal, Espanha e Alemanha, chegou a vez de Itália, com um toscano que não é super, mas puro.
12 planos para este fim de semana: "Oktober festas", teatro e muitos concertos
O fim de semana traz concertos, DJ sets, iguarias gastronómicas e muitas variedades de cerveja a Lisboa. Mas também concertos de General D, Kae Tempest, Fogo Fogo e Kimi Djabaté.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.