Um quarto de hotel para esquecer a pandemia
Em tempos incertos, regressar aos lugares onde somos felizes faz ainda mais sentido. O Penha Longa Resort inaugurou duas novas suites para fugirmos à realidade.

É a primeira vez desde a sua abertura que o Penha Longa Resort, em Sintra, inaugura novos quartos – e só podia fazê-lo em grande. Das suites Cascais e Sintra, temos uma das melhores vistas do hotel, sem impedimentos nem interrupções. Natureza a perder de vista, enquadrada pela Serra de Sintra, uma propriedade com séculos de história e a certeza de que a verdadeira tranquilidade só pode ser isto: estar num resort com 196 quartos e sentir que estamos sozinhos.

Feitas as apresentações à extensa varanda, é nos detalhes dos interiores que nos demoramos. Com uma decoração assinada pelo atelier Vilaça Interiores, o design da suite Cascais, onde a MUST dormiu, é elegante e sexy ao mesmo tempo. Há uma banheira insolentemente virada para a cama (mas que também se esconde rapidamente com um deslizar de cortinas), tons luxuosos de dourado, bege e castanho, recantos para beber um chá ou um copo de vinho, cadeirões curvilíneos, mármore na dose certa e um conforto especial nos tecidos e texturas. A ideia é que se deixe ficar e esqueça por momentos o mundo lá fora. Existe a possibilidade de nos alongarmos para a suite Sintra, mesmo ao lado e com uma disposição ligeiramente diferente, de forma a juntar uma família ou um grupo.

Impõem-se duas obrigações a quem visita o Penha Longa: passear e descobrir a história do palácio e comer bem. Começamos pela segunda, com todas as regras de segurança impostas pela pandemia e salvaguardando que alguns dos restaurantes do hotel estão encerrados, como o Midori ou o Lab by Sergi Arola, ambos premiados com uma estrela Michelin, ou o Eneko, em Lisboa, que acaba de conquistar a sua primeira estrela.

Ainda assim, há muito para provar: os pratos para partilhar do restaurante Arola, como as já famosas batatas bravas, a inesperada fideua de choco (uma espécie de paella com aletria) ou a gulosa salada de caranguejo real. Destaque ainda para o restaurante Spieces, pan-asiático, ou para o Mercatto, onde de manhã se tome o pequeno almoço a olhar para o jardim e à noite se prova uma carta de pratos italianos que variam entre os clássicos risotos (o de caldeirada, delicioso, chamou-nos imediatamente a atenção) ou os peixes e carnes coloridos com vegetais frescos, sem esquecer as inevitáveis pizzas. As caminhadas ficam reservadas para a manhã seguinte, entre a beleza dos jardins que tempos serviram de refúgio à realeza, o campo de golfe, onde alguns jogadores esticam os tacos, ou o imponente mosteiro do séc. XIV, ao qual vale a pena fazer uma visita guiada. Uma viagem no tempo sabe ainda melhor agora.
Penha Longa Resort
Onde? Estrada da Lagoa Azul, 2714-511 Sintra Reservas 21 924 90 11
Suites Cascais e Sintra com noites a partir dos €950 para duas pessoas
Vamos beber um copo ao Procópio? Segredos dos 'velhos' estabelecimentos lisboetas contados em livro
O segundo volume do livro Lojas com História revisita as mais belas moradas que fazem de Lisboa uma das cidades mais apaixonantes do mundo do ponto de vista cultural.
Um parisiense que trouxe tesouros do século XX para Lisboa
Criativo, designer e curador de arte, Alexandre Neimann apaixonou-se pela nossa capital, onde acaba de abrir uma segunda loja de mobiliário vintage e peças da sua autoria.
A capital suíça pode não ter o movimento e a extensão das grandes metrópoles europeias, mas quando o tempo aquece as margens do Aare, Berna revela-se de uma forma muito própria e vibrante. Inserida num cenário perfeito, junto ao rio que a abraça, esta cidade medieval, classificada como Património Mundial pela UNESCO, é uma combinação improvável de história, natureza e modernidade. E no verão, a relação com o rio ganha uma expressão quase ritual.
Marta Ortega, herdeira do grupo Inditex, adquiriu um apartamento na luxuosa residência Villa Paris, no centro de Madrid, com vista para a Praça Villa de París, o Supremo Tribunal e a Igreja de Santa Bárbara. É um perfeito exemplo de luxo no imobiliário espanhol.
O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.
Em tempos, houve quem se refugiasse em conventos para não ter de lidar com o apelo incessante do telemóvel. Agora há outras opções. Se é de um detox digital que está à procura, fique antes numa cabana no meio do campo e deixe as freiras em paz.