Jantar "às escuras" em Lisboa
A partir do dia 14 de setembro, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa abrirá as portas a esta intrigante experiência, disponível três noites por semana, de quinta a sábado, a partir das 19h30.

Uma nova e envolvente experiência gastronómica chega a Lisboa em setembro, desafiando a perceção dos sentidos. Trata-se do "Dans Le Noir?", uma iniciativa que convida os participantes a saborear um menu surpresa completamente às escuras. A ideia é proporcionar uma refeição onde a visão é suprimida, forçando os outros sentidos a assumirem o protagonismo. Os convidados serão conduzidos por uma equipa de profissionais com limitação visual, transformando o jantar numa experiência profundamente introspectiva e de partilha. O menu é um mistério, revelando-se apenas através do paladar e do olfato, com a opção de harmonização de vinhos para aqueles que desejem uma experiência ainda mais enriquecedora.
O "Dans Le Noir?" não é apenas uma aventura culinária, mas também uma celebração da inclusão e da diversidade. A equipa de guias visuais, formada com o apoio de organizações locais, exemplifica como a superação de desafios pode levar a experiências únicas e enriquecedoras. A formação destes guias é realizada por especialistas do "Dans le Noir?", garantindo que os convidados tenham uma jantar seguro e memorável.

Antoni von Planta, General Manager do The Ritz-Carlton Hotel de la Paix, Geneva, partilha, num comunicado, a sua visão sobre a iniciativa: "O que me surpreende no 'Dans Le Noir?' é perceber o quanto dependemos da nossa visão em tudo o que fazemos. Estar num ambiente completamente escuro ensina-nos a aprofundar todos os outros sentidos e a focarmo-nos no que realmente importa quando comemos: o sabor. Trabalhar com pessoas com incapacidade visual é uma lição de força de vontade e determinação."
O "Dans Le Noir?" é, assim uma oportunidade para refletir sobre a nossa relação com a comida e a forma como os sentidos moldam as nossas experiências diárias. Ao remover a visão do processo, somos levados a redescobrir o sabor puro e genuíno dos alimentos, num ambiente que promove a empatia e a compreensão das capacidades extraordinárias das pessoas com limitação visual.

Os jantares decorrem todas as quintas, sextas e sábados, a partir das 19h30, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, na Rua Latino Coelho, nº 1. Os participantes podem escolher entre dois menus surpresa: o "Viagem Sensorial", um menu de três pratos por €55 ou o "Festa dos Sentidos", com três pratos e harmonização de vinhos por €69
Arrebita Bio. Celebração gastronómica em Idanha-a-Nova
Inserido na Feira Raiana, que decorre de 26 de julho a 4 de agosto em Idanha-a-Nova, o festival é um tributo à biodiversidade e à sustentabilidade na gastronomia.
Viagem até às Rias Baixas, na Galiza. Entre a terra e o mar
A ria é casa de uma gama variada de frutos do mar. Na terra nascem as videiras que dão origem ao afamado Alvarinho (denominação de origem Rias Baixas). O enoturismo é muito mais do que uma simples prova de vinhos, é uma viagem cultural e etnográfica às raízes de um povo.
Arvad: Um refúgio de enoturismo no coração do Algarve
Nas margens serenas do rio Arade encontra-se um sítio imperdível para os amantes de vinho. Há desde provas de vinhos premium a piqueniques pitorescos, que podem ser feitos numa paisagem de cortar a respiração.
Onde lanchar, jantar e beber um copo em Lisboa, sem ter de pensar muito?
A capital preenche-se de novos ou reinventados lugares em 2024. Uma sedutora pâtisserie francesa familiar; um preferido turístico com as melhores raças autóctones DOP na grelha e um bar monárquico com a promessa de mais craft e menos acrobacia.
"Eu tive uma quinta no Douro, perto de Ervedosa, no lugar de Ventozelo"
Há muitas grandes quintas com hotéis no Douro, mas em Ventozelo sempre nos receberam com o prazer de quem recebe os amigos, e um copo de vinho na mão. E celebram dez anos de olhos postos em São Salvador da Torre, um novo projeto nos Vinhos Verdes.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.