Prazeres / Drive

Está na hora do tudo elétrico? – parte 1

O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.

28 de junho de 2021 | Luís Merca
PUB

Analisemos hoje essa oferta – porque amanhã ela já poderá estar desatualizada. Tal é a sede com que os fabricantes automóveis respondem aos ventos dos mercados, um pouco por todo o chamado Primeiro Mundo, e também aos incentivos dos governos e dos Estados, apostados em promover o fim do bom e velho (de pouco mais de um século) motor de combustão.

Esta é uma listagem dos modelos atualmente à venda no mercado nacional. Não pretende ser um ranking, já que não estabelecerá posições, e assume-se apenas como um pequeno guia para quem esteja interessado neste tipo de veículos.

Assim, apenas foram tidos em conta os seguintes critérios:

  1. potência do(s) motor(es) – os parêntesis justificam-se pela existência de modelos com dois (e até com três) motores – expressa em cavalos-vapor (cv);
  2. autonomia estimada, em km, a percorrer com uma única carga de bateria;
  3. preço base de venda ao público;

PUB

PUB