Prazeres

Vem aí um festival de nómadas digitais

Entre 28 de maio e 4 de junho, Porto Santo recebe um festival que pretende atrair - e conectar - nómadas digitais de todo o mundo: o Porto Santo Nomad Fest23.

Foto: Nomad Fest
27 de maio de 2023

A pandemia pode não ter feito de nós pessoas melhores, mas ajudou a alterar alguns paradigmas. Novos modelos colaborativos e regimes de trabalho provaram ter benefícios do ponto de vista económico e abriram espaço para estilos de vida com horizontes que se espraiam além dos limites físicos do escritório e do horário habitual. A expressão "nómadas digitais" passou a fazer parte do nosso léxico.

Se já não é novidade que muitos deles escolheram Lisboa para viver, não deixa de ser curioso assinalar que outros optaram por paragens mais inesperadas. É o caso de Gonçalo Hall, já considerado como uma espécie de evangelista da nação digital. CEO da NomadX e criador da Digital Nomads Madeira – empresa que, em menos de seis meses, contribuiu para revitalizar a economia local, transformando a Ponta do Sol numa inovadora vila digital – defende que os escritórios, tal como os conhecemos, estarão obsoletos em menos de uma década. Para ele, fervoroso adepto dos calções de praia como dress code profissional, essa é claramente uma boa notícia. Além da tão sonhada vista mar, trabalhar com os pés na areia, mais do que uma possibilidade, pode ser uma escolha.

Agora, Gonçalo parece dizer: Nómadas digitais do mundo, uni-vos! E rumem a Porto Santo. É lá que, entre 28 de maio e 4 de junho, se realiza o festival onde não só se pretendem evidenciar os muitos benefícios associados a esta nova forma de trabalhar (e de viver), como estimular associações e projetos, num espírito de networking e de partilha.

O alojamento do festival faz-se no Hotel Vila Baleira Porto Santo, que já é quase uma instituição local.
O alojamento do festival faz-se no Hotel Vila Baleira Porto Santo, que já é quase uma instituição local. Foto: Nomad Fest

Durante uma semana, são muitos os eventos que completam uma agenda sempre cheia e equilibrada. Por um lado, o trabalho, seja ele qual for, por outro lado, o lazer: aulas de yoga, corridas à beira-mar, workshops (entre eles, um de poncha), speed networking & drinks são apenas algumas das várias atividades contempladas no programa. Isto com o mar sempre em pano de fundo. O alojamento faz-se no Hotel Vila Baleira Porto Santo, que já é quase uma instituição local. Com 312 quartos e 56 apartamentos, importa mencionar que o hotel cresceu recentemente, alargando a sua oferta para o Vila Baleira Suites, com 114 apartamento na primeira linha de água da ilha. Mais informações aqui.

Saiba mais Porto Santos, Nómadas Digitais, Festival, Hotel Vila Baleira Porto Santo, Nomad Fest
Relacionadas

Um futuro sem e-mails de trabalho?

Executivos viram-se para as redes sociais com receio de que o pessoal mais jovem já não verifique o correio eletrónico. E isso pode mudar o mundo do trabalho para sempre.

Mais Lidas