Artes / Prazeres

Uma série para ver esta semana: "Boardwalk Empire"

Retrato de uma Atlantic City dos anos 1920, a série da HBO Max, com assinatura de Martin Scorsese, centra-se nas relações de poder no submundo norte-americano.

A carregar o vídeo ...
14 de outubro de 2025 | Tiago Neto / Sábado

Tempos houve em que o luxo cheirava a pólvora e whisky, em que os bares tinham passagens secretas e que na política, tal como no amor, tudo valia. Boardwalk Empire, série estreada em 2014, ergue-se dessa névoa dourada dos anos 1920 em Atlantic City, cidade costeira em Nova Jérsia, como espelho de um país embriagado de poder e contradição. Entre o brilho dos hotéis e o silêncio dos becos, a série da HBO, criada por Terence Winter e produzida por Martin Scorsese, reconstrói o instante em que o sonho americano se confundiu com a corrupção e o desejo, anos antes da televisão nos dar Peaky Blinders.

Steve Buscemi (Fargo) encarna Enoch “Nucky” Thompson, político feito contrabandista, senhor de um império erguido sobre areia e promessas, a quem na cidade todos respondem. A seu lado, Stephen Graham (Adolescência), Shea Whigam (F1- O Filme), Kelly Macdonald (Este País Não É Para Velhos), Michael Pitt (Os Sonhadores) e Michael Shannon (99 Casas) compõem um elenco que nos traz a crueza da sobrevivência num país de pobreza e contrastes, a braços com a Lei Seca e com as cicatrizes da Primeira Guerra Mundial.

"Boardwalk Empire" retrata a corrupção e poder em Atlantic City nos anos 1920
"Boardwalk Empire" retrata a corrupção e poder em Atlantic City nos anos 1920

Ao longo das cinco temporadas (2010-2015), acompanhamos a forma como as relações de poder mudam, quer em Atlantic City, quer em Nova Iorque ou Chicago. Vemos a ascensão de figuras como Al Capone (Graham), Charles "Lucky" Luciano (Vincent Piazza) e Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg), e a forma como estas mudarão para sempre a face do crime nos Estados Unidos, sempre sob o olhar atento dos agentes proibicionistas.

O primeiro episódio, realizado por Martin Scorsese, é uma entrada triunfal, anúncio inequívoco da ambição de todo o projeto, que viria a vencer 20 Emmys. Inspirada no livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, de Nelson Johnson, a série tem como grande argumento uma história que compele a consumo intensivo, do primeiro ao último episódio.

"Uma série para ver esta semana" é uma rubrica semanal em que lhe sugerimos, todas as segundas-feiras, uma série para ver ao longo dos próximos dias - uma rubrica a cargo do jornalista da SÁBADO Tiago Neto.

Relacionadas

A Gleba vai oferecer um ano de pão grátis

Para celebrar o Dia Mundial do Pão, assinalado a 16 de outubro, a marca portuguesa que quis reinventar a padaria artesanal está com uma iniciativa onde, entre outras surpresas, o vencedor do passatempo receberá um ano de pão grátis.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.