Prazeres / Artes

Um Rolls-Royce na mesa de centro

Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.

Foto: DR
09 de dezembro de 2024 | Madalena Haderer

Eis o presente de Natal perfeito para o pai, tio ou avô que já tem tudo – o mais provável é que sejam mesmo os apreciadores a encantar-se mais com esta pequena obra de arte. Chama-se Cameo e é uma peça de decoração de interiores. Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle – o orgulhoso dono desta peça pode montá-la e desmontá-la as vezes que quiser –, o Cameo é uma homenagem aos automóveis de capota aberta construídos pela Rolls-Royce nos seus primeiros anos, enquanto os materiais e a construção do modelo são em tudo semelhantes à forma como os automóveis são construídos, à mão, na fábrica da marca em Goodwood, no Reino Unido.

O modelo configura uma experiência tátil, simulando a montagem de um Rolls-RoyceA carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca. A carroçaria de carvalho liga-se magneticamente ao chassis de alumínio, evocando a fase de "casamento" na montagem dos Rolls-Royce, onde o corpo e a motorização se unem – um momento emblemático a que muitos futuros proprietários de um automóvel da marca pedem para assistir.

O Cameo é feito com a mesma madeira de carvalho e alumínio polido que um Rolls-Royce
O Cameo é feito com a mesma madeira de carvalho e alumínio polido que um Rolls-Royce "a sério" Foto: DR

O interior do modelo é impresso em 3D na cor Grace White, uma tonalidade distintiva da marca. Outros pormenores autênticos incluem tampas de rodas autoalinhadas que mantêm o monograma "RR" na posição vertical, mesmo enquanto as rodas giram. A escultura é completada por uma figura do motorista no cockpit.

Em comunicado, Yohan Benchetrit, responsável pelo Design Personalizado da Rolls-Royce Motor Cars, disse o seguinte sobre este carrinho encantador: "Concebido como uma celebração do design Rolls-Royce em miniatura, a criação do Cameo foi um maravilhoso desafio criativo. A pureza e a natureza abstrata da forma permitiram-nos destilar os princípios fundamentais do estilo Rolls-Royce numa peça escultural divertida. Cameo foi concebido para cativar e encantar, permitindo aos nossos clientes desfrutar da inigualável perícia e arte da marca nas suas próprias casas."

Esta peça de decoração está disponível em concessionários selecionados da Rolls-Royce e boutiques Private Office. Preço sob consulta.

Saiba mais Artes, Decoração, Rolls-Royce, Cameo, Automóvel
Relacionadas

Rolls-Royce Phantom: o céu (já não) é o limite

É o navio-almirante da Rolls-Royce e, com 5.76 m de comprimento, o termo não poderia ser mais bem empregue. Terminámos (muito) bem os ‘test-drives’ do ano da graça de 2022 com um agradável passeio pelas estradas de montanha dos Alpes bávaros, ao volante de um Rolls-Royce Phantom – da II série, se faz favor.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.