Prazeres / Artes

The Cherner Chair Company: marca de design americana chega a Portugal

Lembra-se da famosa cadeira Cherner, um clássico de design dos anos 50 do século passado? Vai estar à venda na QuartoSala, no Príncipe Real.

Foto: The Cherner Chair Company
28 de fevereiro de 2023 | Rita Silva Avelar
O nome Norman Cherner, pelo menos para os amantes de design, diz muitas coisas: consultor no Museu de Arte Moderna da cidade de Nova Iorque, arquiteto e professsor na Universidade de Colômbia, marcou uma geração. Foi tão distinta, a sua passagem pelo design de mobiliário, que a cadeira Cherner, desenhada e produzida pela primeira vez em 1957, marcou uma geração e é famosa até aos dias de hoje.

Hoje nas mãos dos filhos, a marca norte-americana The Cherner Chair Company está entre os nomes mais reputados deste segmento, e acaba de chegar a Portugal. Às mãos de Benjamin e Thomas Cherner desde os anos noventa do século passado, vai estar disponível na QuartaSala. 
The Cherner Chair Company nasceu nos anos 50 do século passado.
The Cherner Chair Company nasceu nos anos 50 do século passado.

Antes da criação da marca, as peças de Cherner estavam apenas expostas em museus e casas de colecionadores. Atualmente, além das reedições dos grandes clássicos do designer norte-americano, a marca conta ainda com novas criações do herdeiro Benjamin Cherner, também ele designer e arquiteto, e que desde 2012 tem ampliado a coleção principal da marca.

The Cherner Chair Company
The Cherner Chair Company Foto: DR

Todas as cadeiras, mesas ou bancos - peças centrais da marca -  são feitos para durar uma vida, e asustentabilidade das peças está assegurada pela qualidade dos materiais como contraplacado moldado (vindo de florestas certificadas, isto é, com reconhecimento da sua gestão ativa, de acordo com exigentes critérios ambientais) e componentes recicláveis, desde as espumas aos elementos metálicos.

Norman Cherner
Norman Cherner Foto: DR

"A intenção de integrar a The Cherner Chair Company na nossa curadoria é a de dar resposta a uma procura crescente pela sofisticação e valorização dos espaços. Falamos de peças que têm um valor histórico intrínseco, que elevam os projetos de interiores que estão a ser desenvolvidos em Portugal", dizem Pedro d’Orey e Clemente Rosado, fundadores da QuartoSala.

A seleção The Cherner Chair já está disponível na loja da QuartoSala do Príncipe Real, no número 171 da Rua de O Século.

Saiba mais The Cherner Chair Company, Museu de Arte Moderna, Portugal, Norman Cherner, QuartoSala do Príncipe Real, The Cherner Chair, Benjamin Cherner
Relacionadas

As casas de luxo mais pequenas (e charmosas) do mundo

Editado pela TASCHEN, o livro "Small Houses" compila as fotografias, descrições e histórias de mais de 50 casas minúsculas espalhadas por 25 países. As imagens fazem-nos sonhar (e querer espreitar lá para dentro).

5 novos livros para curiosos e empreendedores

Bem-estar psicológico, criatividade, empatia. Felizmente estes são conceitos que já entram num léxico de um bom empreendedor, atento tanto às dinâmicas mundiais como aos sentimentos. Elegemos os livros que podem ajudar a aperfeiçoar uma visão mais clara dos negócios, partindo dessa perspetiva.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.