Prazeres / Artes

Quadro que ia ser vendido por €1500 pode, afinal, ser de Caravaggio

A obra passará a valer pelo menos 50 milhões de euros, segundo um crítico de arte italiano. Conheça a história.

Foto: Ansorena.com
09 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar
Antes de ter sido retirado de um leilão da Ansorena em Madrid, uma pequena e luminosa pintura a óleo com a imagem de Cristo atribuída ao artista espanhol José de Ribera, e datada do séc. XVII, estava prestes a ser vendida por 1500 euros. No entanto, e de acordo com investigações feitas por especialistas e críticos de arte, chegou-se à conclusão que esta obra pode ser uma valiosa pintura do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, levando o governo espanhol a impor uma proibição de exportação da mesma.

A tela, que mede 111cm por 86cm, está agora a ser estudada por especialistas para determinar a sua autoria. Este erro tem uma justificação simples: é que José de Ribera, filho de um sapateiro, estudou em Roma e foi um notável seguidor de Caravaggio e um admirador dos seus famosos contrastes de luz e escuridão aplicados na pintura. 

O Ministério da Cultura espanhol explicou que decidiu determinar a proibição preventiva à exportação do quadro após ter recebido uma chamada de peritos do Museu do Prado, em Madrid, na última terça-feira. Os especialistas do museu disseram que havia "provas estilísticas e documentais suficientes" para sugerir que poderia ser um Caravaggio original. "Dada a rapidez com que tudo isto tem vindo a acontecer, precisamos agora de um estudo técnico e científico aprofundado do quadro em questão", disse uma fonte do Ministério, citada pelo The Guardian. "É necessário que haja um debate académico sobre se a atribuição de Caravaggio é plausível e aceite pela comunidade científica".

Há quem esteja completamente convencido de que este é um quadro de Caravaggio, como o crítico de arte italiano e deputado Vittorio Sgarbi. "Olho para ele e parece-me imediatamente que a obra é de Caravaggio, penso que através de financiamento posso devolvê-lo a Itália", disse Sgarbi, escreve também o jornal inglês. "O seu preço poderia ser de cerca de 100 a 150 milhões de euros se se vender em privado, e de 50 milhões de euros se se vender a um museu como o Prado".
Saiba mais Cristo, Michelangelo Merisi da Caravaggio, Ansorena, Madrid, José de Ribera, The, Guardian, Vittorio Sgarbi, Prado, Pintura, obras de arte
Relacionadas

Quando a arte entra casa adentro

Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.

Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto

Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.