Prazeres / Artes

O Tamagotchi está de volta? Sim e com novas mascotes e inúmeras funcionalidades

O brinquedo de sucesso dos anos 90 reinventou-se e regressa em forma de gadget infantil - o Tamagotchi Uni.

Foto: Unsplash
11 de julho de 2023 | Ângela Mata
Quem não se lembra da febre dos Tamagotchi nos anos 90? O animal de estimação virtual que todas as crianças queriam ter. Agora, pela mão da Bandai Namco, chega-nos este mês de julho a grande reinvenção do brinquedo que leva os Tamagotchi para o metaverso.

Com mais de 91 milhões de vendas em todo o mundo, acontece agora o primeiro lançamento da marca em simultâneo no Japão, América do Norte e Europa
Os novos Tamagotchi oferecem todo um novo mundo a cores.
Os novos Tamagotchi oferecem todo um novo mundo a cores. Foto: Tamagotchi

A MUST falou em exclusivo com Sara Martínez, Marketing Manager da Bandai em Espanha, e contou-nos ao detalhe tudo o que podemos esperar deste novo brinquedo, que promete cativar novos e velhos, disponível nas cores rosa e roxo, a partir de 15 de julho.

Quem nasceu nos anos 80 e 90 sabe perfeitamente o que é um Tamagotchi... De que forma aquele brinquedo impactou aquela geração?

O lançamento do brinquedo desencadeou uma revolução mundial de mascotes virtuais na década de 1990. Os Tamagotchis estavam em todo o lado, até o clássico som "beep beep" se ouvia nas ruas, nas escolas e em todo o lado, os pais de mascotes eletrónicas não se separavam dos seus Tamagotchis e, de facto, o dispositivo eletrónico fez com que os utilizadores estabelecessem laços muito pessoais e sentimentais, tornando-se até em algo para amar. Desde logo, foi inovador no ensino de valores relacionados com a responsabilidade, o cuidado e o afeto com as mascotes virtuais.

Que novidade é esta que agora surge? Quais são as principais características que diferenciam este novo brinquedo do antigo?  

O novo Tamagotchi Uni é o primeiro lançamento simultâneo da marca no Japão, América do Norte e Europa. Este novo dispositivo abre as portas a uma nova experiência para os utilizadores, elevando os cuidados com a mascote virtual "ao próximo nível", personalizando a experiência de jogo "como nunca antes", oferecendo infinitas opções de personagens e permitindo que os Tamagotchis tenham agora diferentes visuais, personalidades e até passatempos. A possibilidade de ligação à rede Wi-Fi dá aos fãs a oportunidade de jogarem em conjunto a partir de qualquer parte do mundo através do Tamaverso, o metaverso do mundo Tamagotchi, onde podem encontrar um universo totalmente novo com eventos multitudinários, jogos, festas para conhecer novos amigos, um centro comercial para fazer compras e até viagens para aventuras divertidas. O dispositivo Tamagotchi Uni também tem novas funcionalidades, como a possibilidade de desenhar objetos, aceder a conteúdos descarregáveis e a atualizações, ou passear com o Tamagotchi graças ao seu sensor de movimento, entre outras.

Com tanta tecnologia à disposição hoje em dia, havia uma necessidade de modernizar um brinquedo que tanto sucesso teve nos anos 90, certo?

A marca pretendia criar um dispositivo inovador no mercado, concebido para as novas gerações de hoje e com funcionalidades nunca antes vistas que quebram as regras do jogo dos cuidados.

Ainda assim, hoje em dia ainda se vende a versão antiga, correto? Vão manter ou vão substituir?

A estratégia da marca consiste em manter o Tamagotchi original dos anos 90 para os nostálgicos que brincaram com o dispositivo há 27 anos e, ao mesmo tempo, para que as novas gerações possam desfrutar dele da mesma forma. Pretende-se também que seja complementado com novos dispositivos inovadores e funcionalidades revolucionárias.
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por charli (@charlidamelio)


Porquê a escolha de Charli D'Amelio para embaixadora?

A Bandai escolheu a empresária, superestrela mundial e sensação do TikTok, Charli D'Amelio, como embaixadora do novo Tamagotchi Uni. Charli foi a escolha perfeita para embaixadora global, uma vez que admite ser uma grande fã do Tamagotchi e ainda mais agora que o dispositivo foi projetado para a sua geração, oferecendo uma experiência de jogo totalmente nova e interativa.
A grande novidade é também esta bracelete que o transformam num relógio fácil de transportar.
A grande novidade é também esta bracelete que o transformam num relógio fácil de transportar. Foto: Tamagotchi
Este novo Tamagotchi também permite que levemos a diversão para qualquer lugar de forma mais fácil, graças à pulseira integrada que transforma o dispositivo num acessório - uma espécie de relógio. Desta maneira, podemos continuar a cuidar dos personagens Tamagotchi favoritos e a interagir de novas maneiras aonde quer que vamos.

E outra diferença muito importante em relação ao Tamagotchi original é a de que, desta vez, não precisamos preocupar-nos com a durabilidade das pilhas, já que a bateria é recarregável através de um cabo USB que o dispositivo inclui.

A partir de 15 de julho disponível nos pontos de venda.
A partir de 15 de julho disponível nos pontos de venda. Foto: Tamagotchi
Saiba mais Tecnologia, Novidades, Brinquedos, Gadgets, Tamagotchi
Relacionadas
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.