Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios
A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Tudo o que se liga à Cultura nunca é demais celebrar: mais, é essencial. Com o propósito de promover as últimas tendências na arte do design e da manufatura, esob o importante selo "Temporada Cruzada Portugal – França 2022", a Bienal Artes e Ofícios | Novo Designchega para uma primeira edição em Oeiras. O evento instala-se em vários locais, como o Auditório Municipal Eunice Muñoz (onde decorre a conferência internacional), o Mercado Municipal de Oeiras (onde acontece a mostra in loco), ou o Centro Cultural Palácio do Egipto (onde decorre a exibição de curtas).

Trata-se, portanto, de uma mostra com mais de 30 expositores selecionados e representantes dos vários ofícios existentes nas várias regiões do país, que inclui workshops e masterclasses para todos os interessados em saber mais ou por as mãos na massa.

Na conferência internacional, que arranca esta quarta, 20, discutem-se temas como as "políticas de apoio ao setor do artesanato", "educação e formação" ou "resiliência económica", todos relacionados com Artes & Oficios, e com a presença de oradoras como Maria João Burstoff, Catarina Portas ou Graça Lopes.

Nas masterclasses, destacam-se temas tão diferentes quanto "Como vender os meus produtos?" de Paulo Sellmayer, designer de produto e cofundador da VICARA, ou "Fotografia de produto com smartphone" de Pedro Sadio, fotógrafo e diretor criativo. Há ainda uma programação cultural que contempla workshops de olaria, pintura de móveis alentejanos, ou até iniciação à afiação de facas. Mais informações em www.spira.pt.
Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora
Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.
Artista português Robert Panda expõe em Lisboa e no Porto
Até 15 de novembro é possível ver e adquirir as peças do escultor no âmbito da exposição 'I AM STUPID', espalhadas pelos quatro cantos do El Corte Inglés nas duas cidades.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.