Prazeres / Artes

Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Foto: Olaria Feliciano Antonio Branco Agostinho @ Abel Yares
20 de setembro de 2022 | Rita Silva Avelar
Tudo o que se liga à Cultura nunca é demais celebrar: mais, é essencial. Com o propósito de promover as últimas tendências na arte do design e da manufatura, e sob o importante selo "Temporada Cruzada Portugal – França 2022", a Bienal Artes e Ofícios | Novo Design chega para uma primeira edição em Oeiras. O evento instala-se em vários locais, como o Auditório Municipal Eunice Muñoz (onde decorre a conferência internacional), o Mercado Municipal de Oeiras (onde acontece a mostra in loco), ou o Centro Cultural Palácio do Egipto (onde decorre a exibição de curtas).
Talha Antonio Joaquim Bicho
Talha Antonio Joaquim Bicho Foto: Abel Yares


Trata-se, portanto, de uma mostra com mais de 30 expositores selecionados e representantes dos vários ofícios existentes nas várias regiões do país, que inclui workshops e masterclasses para todos os interessados em saber mais ou por as mãos na massa. 
Olaria Mira Agostinho
Olaria Mira Agostinho Foto: Abel Yares


Na conferência internacional, que arranca esta quarta, 20, discutem-se temas como as "políticas de apoio ao setor do artesanato", "educação e formação" ou "resiliência económica", todos relacionados com Artes & Oficios, e com a presença de oradoras como Maria João Burstoff, Catarina Portas ou Graça Lopes.
Pintura Decorativa Alentejana Etelvina Santos
Pintura Decorativa Alentejana Etelvina Santos Foto: Abel Yares


Nas masterclasses, destacam-se temas tão diferentes quanto "Como vender os meus produtos?" de Paulo Sellmayer, designer de produto e cofundador da VICARA, ou "Fotografia de produto com smartphone" de Pedro Sadio, fotógrafo e diretor criativo. Há ainda uma programação cultural que contempla workshops de olaria, pintura de móveis alentejanos, ou até iniciação à afiação de facas. Mais informações em www.spira.pt.
Saiba mais Mercado Municipal de Oeiras, Temporada Cruzada Portugal, Design, Ofícios, França, Auditório Municipal Eunice Muñoz, Centro Cultural Palácio do Egipto, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora

Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.