Prazeres / Artes

Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Foto: Olaria Feliciano Antonio Branco Agostinho @ Abel Yares
20 de setembro de 2022 | Rita Silva Avelar
Tudo o que se liga à Cultura nunca é demais celebrar: mais, é essencial. Com o propósito de promover as últimas tendências na arte do design e da manufatura, e sob o importante selo "Temporada Cruzada Portugal – França 2022", a Bienal Artes e Ofícios | Novo Design chega para uma primeira edição em Oeiras. O evento instala-se em vários locais, como o Auditório Municipal Eunice Muñoz (onde decorre a conferência internacional), o Mercado Municipal de Oeiras (onde acontece a mostra in loco), ou o Centro Cultural Palácio do Egipto (onde decorre a exibição de curtas).
Talha Antonio Joaquim Bicho
Talha Antonio Joaquim Bicho Foto: Abel Yares


Trata-se, portanto, de uma mostra com mais de 30 expositores selecionados e representantes dos vários ofícios existentes nas várias regiões do país, que inclui workshops e masterclasses para todos os interessados em saber mais ou por as mãos na massa. 
Olaria Mira Agostinho
Olaria Mira Agostinho Foto: Abel Yares


Na conferência internacional, que arranca esta quarta, 20, discutem-se temas como as "políticas de apoio ao setor do artesanato", "educação e formação" ou "resiliência económica", todos relacionados com Artes & Oficios, e com a presença de oradoras como Maria João Burstoff, Catarina Portas ou Graça Lopes.
Pintura Decorativa Alentejana Etelvina Santos
Pintura Decorativa Alentejana Etelvina Santos Foto: Abel Yares


Nas masterclasses, destacam-se temas tão diferentes quanto "Como vender os meus produtos?" de Paulo Sellmayer, designer de produto e cofundador da VICARA, ou "Fotografia de produto com smartphone" de Pedro Sadio, fotógrafo e diretor criativo. Há ainda uma programação cultural que contempla workshops de olaria, pintura de móveis alentejanos, ou até iniciação à afiação de facas. Mais informações em www.spira.pt.
Saiba mais Mercado Municipal de Oeiras, Temporada Cruzada Portugal, Design, Ofícios, França, Auditório Municipal Eunice Muñoz, Centro Cultural Palácio do Egipto, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora

Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.

Mais Lidas
Artes Os 10 videojogos mais vendidos de sempre

Mario Kart é um dos franchises mais bem-sucedidos no mundo dos videojogos. O último update data de 2014, e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo jogo, Mario Kart 9. Enquanto esperam, existem 9 outros que podem ocupar o tempo.

Artes Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Artes As 10 melhores séries da Netflix segundo os críticos

O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.