Artes / Prazeres

Mentors & Protégés Arts: Rolex apresenta novos mentores e jovens talentos da iniciativa artística

A revelação aconteceu durante a Rolex Arts Weekend, um fim de semana dedicado à arte, que teve lugar na Academia de Música de Brooklyn, nos Estados Unidos da América.

Foto: Rolex
30 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião

A Rolex, prestigiado nome na relojoaria mundial, é conhecida pela sua perícia e constante procura pela excelência,  graças aos luxuosos relógios que cria, mas também pelas várias iniciativas levadas a cabo pela marca suíça, que apoiam personalidades e organizações nas áreas da arte, da cultura, do desporto e ainda da sustentabilidade. A transmissão de conhecimento faz parte do ADN da Rolex.

Por acreditar que a arte é sequencial, uma acomulação de experiências passadas de geração e geração, e que todos os artistas são influenciados pelos seus precedentes, a marca criou em 2002 um programa dedicado a encontrar jovens artistas internacionais de diversas disciplinas, com o objetivo de juntá-los a figuras de renome mundial durante um período de colaboração criativa, numa ótica de mestre-aprendiz. Recentemente, foram anunciados os 126 participantes da Rolex Mentor & Protégés Arts - 63 mentores e 63 jovens talentos unem-se durante seis semanas, no mínimo, ao longo de dois anos, para partilhar competências nas suas áreas.

El Anatsui e a sua discípula Bronwyn Katz I Artes Visuais
El Anatsui e a sua discípula Bronwyn Katz I Artes Visuais Foto: Rolex

Nas artes visuais, o escultor ganês El Anatsui será responsável pela artista sul-africana Bronwyn Katz; na literatura, é a vez da escritora britânica Bernardine Evaristo ensinar a ganesa Ayesha Harruna Attah; já Sétima Arte, o cineasta chinês Jia Zhang-Ke fará par com o diretor filipino Rafael Manuel; na música, a compositora sul-coreana Song Yi Jeon estará a cargo da cantora de jazz norte-americana Dianne Reeves e, por fim, a arquiteta francesa Anne Lacaton trabalhará com a arquiteta arménio-libanesa Arine Aprahamian. Entre muitos outros. 

Bernardine Evaristo e a sua discípula Ayesha Harruna Attah I Literatura
Bernardine Evaristo e a sua discípula Ayesha Harruna Attah I Literatura Foto: Rolex

De dois em dois anos, um novo conselho consultivo sugere potenciais mentores, que depois de selecionados, trabalham em conjunto com a Rolex para determinar o perfil de um futuro aprendiz. Os discípulos não se podem candidatar diretamente ao programa, cabendo a um painel de peritos, formado exclusivamente para a ocasião, selecionar possíveis participantes, que posteriormente serão convidados pela marca a apresentar as suas candidaturas. No fim, a derradeira escolha cabe a cada mentor. 

Saiba mais Mentors & Protégés Arts , Rolex , Arte , Arquitetura , Cinema , Literatura , Música , Relojoaria
Relacionadas

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Rolex e BBC assinam documentário sobre os oceanos

'Perpetual Planet: Heróis dos Oceanos' põe a descoberto a fragilidade dos nossos oceanos, mas também elenca os esforços que estão a ser feitos para a conservação dos ecossistemas marítimos em perigo.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.