Prazeres / Artes

Mentors & Protégés Arts: Rolex apresenta novos mentores e jovens talentos da iniciativa artística

A revelação aconteceu durante a Rolex Arts Weekend, um fim de semana dedicado à arte, que teve lugar na Academia de Música de Brooklyn, nos Estados Unidos da América.

El Anatsui, Bernardine Evaristo, Jia Zhang-Ke, Anne Lacaton e Dianne Reeves serão os novos mentores da edição 2023/2024 do programa Mentors & Protégés da Rolex
El Anatsui, Bernardine Evaristo, Jia Zhang-Ke, Anne Lacaton e Dianne Reeves serão os novos mentores da edição 2023/2024 do programa Mentors & Protégés da Rolex Foto: Rolex
30 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião

A Rolex, prestigiado nome na relojoaria mundial, é conhecida pela sua perícia e constante procura pela excelência,  graças aos luxuosos relógios que cria, mas também pelas várias iniciativas levadas a cabo pela marca suíça, que apoiam personalidades e organizações nas áreas da arte, da cultura, do desporto e ainda da sustentabilidade. A transmissão de conhecimento faz parte do ADN da Rolex.

Por acreditar que a arte é sequencial, uma acomulação de experiências passadas de geração e geração, e que todos os artistas são influenciados pelos seus precedentes, a marca criou em 2002 um programa dedicado a encontrar jovens artistas internacionais de diversas disciplinas, com o objetivo de juntá-los a figuras de renome mundial durante um período de colaboração criativa, numa ótica de mestre-aprendiz. Recentemente, foram anunciados os 126 participantes da Rolex Mentor & Protégés Arts - 63 mentores e 63 jovens talentos unem-se durante seis semanas, no mínimo, ao longo de dois anos, para partilhar competências nas suas áreas.

El Anatsui e a sua discípula Bronwyn Katz I Artes Visuais
El Anatsui e a sua discípula Bronwyn Katz I Artes Visuais Foto: Rolex

Nas artes visuais, o escultor ganês El Anatsui será responsável pela artista sul-africana Bronwyn Katz; na literatura, é a vez da escritora britânica Bernardine Evaristo ensinar a ganesa Ayesha Harruna Attah; já Sétima Arte, o cineasta chinês Jia Zhang-Ke fará par com o diretor filipino Rafael Manuel; na música, a compositora sul-coreana Song Yi Jeon estará a cargo da cantora de jazz norte-americana Dianne Reeves e, por fim, a arquiteta francesa Anne Lacaton trabalhará com a arquiteta arménio-libanesa Arine Aprahamian. Entre muitos outros. 

Bernardine Evaristo e a sua discípula Ayesha Harruna Attah I Literatura
Bernardine Evaristo e a sua discípula Ayesha Harruna Attah I Literatura Foto: Rolex

De dois em dois anos, um novo conselho consultivo sugere potenciais mentores, que depois de selecionados, trabalham em conjunto com a Rolex para determinar o perfil de um futuro aprendiz. Os discípulos não se podem candidatar diretamente ao programa, cabendo a um painel de peritos, formado exclusivamente para a ocasião, selecionar possíveis participantes, que posteriormente serão convidados pela marca a apresentar as suas candidaturas. No fim, a derradeira escolha cabe a cada mentor. 

Saiba mais Mentors & Protégés Arts, Rolex, Arte, Arquitetura, Cinema, Literatura, Música, Relojoaria
Relacionadas

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Rolex e BBC assinam documentário sobre os oceanos

'Perpetual Planet: Heróis dos Oceanos' põe a descoberto a fragilidade dos nossos oceanos, mas também elenca os esforços que estão a ser feitos para a conservação dos ecossistemas marítimos em perigo.

Mais Lidas
Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.