Festa do Cinema Italiano está de volta (e com antestreias em mais de 20 cidades)
O festival, dedicado às pérolas da sétima arte, arranca em Lisboa a 29 de março e decorre até 6 de abril.

Um dos festivais de cinema mais apreciados do país, pelo menos no que toca à sétima arte, está de regresso para a sua 16ª edição com uma programação diversa e recheada. Referimo-nos, claro, à Festa de Cinema Italiano, cujas obras estarão em exibição em mais de vinte cidades ao longo de abril e julho. Ótimas notícias para os amantes de salas escuras e pipocas estaladiças.
O conceito desta nova edição leva-nos ao início do verão, a um imaginário de férias nas praias de Itália com a família e os amigos. Jogos de cartas à sombra do chapéu de sol e crianças a fazer castelos na areia. Ao mesmo tempo, presta uma homenagem ao autor e realizador Elio Petri (1929-1982), uma das principais fíguras de sátira política e social do cinema italiano, com uma retrospetiva integral da sua obra em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Destaque para a longa-metragem A Décima Vítima (1965), Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970), galardoado com um Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e ainda A Classe Operária Vai Para o Paraíso (1971), vencedor de uma Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes do mesmo ano.

A programação revela ainda a antestreia nacional de vários nomes como La stranezza, de Roberto Andò, no qual Luigi Pirandello (interpretado por Toni Servillo) conhece dois atores a ensaiar para um novo espetáculo durante uma viagem a Sicília nos anos 20; e In viaggio, documentário realizado por Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco.

O filme mais recente de Emanuele Crialese (o realizador estará em Lisboa) também estará em exibição - L'immensità, protagonizado por Penélope Cruz, conta-nos a história de Adriana e a crise de identidade com luta na década de 70, em Roma - tal como Le otto montagne, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, em competição no passado festival de Cannes, e Siccità, de Paolo Virzì, uma longa-metragem com Monica Bellucci.

Vinhos para suavizar o inverno
Estamos quase no final do comprido mês de janeiro, durante o qual se preparam as culturas da época, entre hortaliças e legumes. Para aligeirar a dureza invernal, dois tintos durienses, um deles estreante, dois monocasta alentejanos e dois brancos, um dos quais verde com mão do Alentejo.
Filme sobre a vida de Lamborghini chega aos cinemas portugueses
Galardoado pela Academia com o Óscar de Melhor Roteiro Original com o filme “Colisão”, o realizador Bobby Moresco regressa com o filme Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.