Prazeres / Artes

Coleção especial "Cadernos de Viagens" da Vista Alegre

A marca portuguesa convidou quatro artistas para criar a sua nova linha dos emblemáticos cadernos de viagens: João Catarino, Victoria Semykina, Sebastiaan Van Doninck e Gabriella Giandelli.

Foto: @VISTAALEGRE
14 de maio de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
Numa celebração à rica tradição de duas centenas de anos da Vista Alegre, a marca portuguesa que está mais do que internacionalizada, em colaboração com quatro talentosos ilustradores, lança os tão aguardados Cadernos de Viagens. João Catarino, Victoria Semykina, Sebastiaan Van Doninck e Gabriella Giandelli oferecem um vislumbre cativante das várias facetas que compõem o universo da Vista Alegre, nesta coleção.

Caderno de Gabriella Giandelli
Caderno de Gabriella Giandelli Foto: @VISTAALEGRE
Estes quatro artistas, com estilos e origens distintas, foram selecionados estrategicamente para proporcionar uma perspetiva diversificada e complementar sobre a icónica marca portuguesa. A diversidade das suas nacionalidades, com um representante português entre eles, destaca a abertura da Vista Alegre ao mundo e a importância de múltiplas interpretações sobre o mesmo tema. É de lembrar que a tradição de criar cadernos de viagens na família da Vista Alegre remonta a tempos antigos. Esta prática perdura agora, revitalizada pelos quatro ilustradores, cada um oferecendo uma visão única e pessoal dos locais, das pessoas e das histórias que permeiam a Vista Alegre.

Caderno de Victoria Semykina
Caderno de Victoria Semykina Foto: @VISTAALEGRE
João Catarino, num relato vibrante, descreve, no comunicado partilhado, as cores intensas que se desdobram sob a luz do verão, destacando os detalhes marcantes da fábrica e do seu ambiente envolvente. Victoria Semykina, por sua vez, transmite uma sensação de serenidade ao observar a vida quotidiana e uma árvore majestosa no coração da aldeia. Sebastiaan Van Doninck, ao pintar a paisagem local, evoca a presença imponente das cegonhas e a interligação entre a natureza e a arte, enquanto Gabriella Giandelli se deixa envolver pela serenidade do ambiente e pela história enraizada nas raízes da Vista Alegre.

Caderno de Sebastiaan Van Doninck.
Caderno de Sebastiaan Van Doninck. Foto: @VISTAALEGRE
Os Cadernos de Viagens não só encapsulam a essência da Vista Alegre, mas também proporcionam uma janela para o passado, presente e futuro desta marca icónica. Disponíveis nas lojas da Vista Alegre e online, estes cadernos oferecem uma experiência única e cativante por €48, convidando os entusiastas da arte e da história a embarcar numa viagem visual inesquecível.
Caderno de Gabriella Giandelli
Caderno de Gabriella Giandelli Foto: @VISTAALEGRE
Saiba mais Viagens, Lifestyle, "Cadernos de Viagens", Vista Alegre
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.