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Studio Pim, o novo atelier de design de interiores da capital

A designer de interiores Perrine Velge mudou-se para Lisboa com a família e já decorou os restaurantes Leonetta e Javá, e idealizou o escritório de coworking Galeria 218.

Foto: Studio Pim / Galeria 2018 / Francisco Nogueira
19 de novembro de 2021 | Rita Silva Avelar
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No 3º esquerdo da Rua Luís Derouet 9, em Lisboa, aloja-se agora o atelier de design de interiores da belga Perrine Velge, que veio morar para Portugal no ano passado com o marido (igualmente ligado às artes, escreve séries de televisão) e o filho de ambos. É a responsável pelos interiores dos restaurantes Javá, Palma Cantina e Leonetta, bem como o estúdio de coworking Galeria 218. "Eu comecei o Studio Pim em Lisboa porque conhecia o mentor do Café Janis, e ele procurava um designer de interiores para o Javá. Eu concorri", conta à MUST, sobre aquele que foi o seu primeiro desafio de design de interiores na capital. Veio de Londres, onde morava com a família, e encontrou em Lisboa a mudança ideal.

2021-11-18_16_41_24 StudioPIM2109090119.jpg Foto: Francisco Nogueira

Já no Leonetta, no Príncipe Real, do casal belga Margaux Marcy e Pierre d'Andrimont, Perrine teve como missão pensar um típico restaurante italiano. "Sabia que ia ser eclético, vibrante, com carácter, e que iria ter que trabalhar com o arquiteto existente. Mas o conceito inicial foi o de uma tartaria tradicional com um twist. Diria que se parece com uma ‘casa da avó’ contemporânea" explica. "Para mim, um bom design, é algo que nos faz sentir confortável mas que também faz sentido do ponto de vista comercial. Às vezes, quando desenhamos, ficamos tão focados na aparência das coisas, também temos que pensar em como sentimos os espaços" conta, sobre quando pensa em cada desafio conceptual que aceita.

2021-11-18_16_44_07 Leonetta by Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_018_lores.jpg Foto: Agata Grzaba
2021-11-18_16_44_41 Leonetta by Studio Pim_photocredit Andre Chaica_024_lores.jpg Foto: André Chaiça

Quanto ao Galeria 218, "as maiores diferenças é que agora tem uma vibe mais residencial. Era essa a ideia principal, os mentores queriam recriar o conceito de workplace, criar uma relação de trabalho entre as várias pessoas, conectar pessoas num espaço pequeno. Que fosse fácil quebrar "o gelo" e conversar, trocar ideias, sem tantas restrições."

2021-11-18_16_42_04 StudioPIM2109090360.jpg Foto: Francisco Nogueira

Até agora, Perrine Velge tem feito maioritariamente renovações. "O design de interiores e a arquitetura, embora se misturem de muitas maneiras, são muito diferentes", diz, quando lhe perguntamos se trabalhar em coordenação com os arquitetos é algo desafiante.

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2021-11-18_16_43_37 Leonetta by Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_017_lores.jpg Foto: Agata Grzaba

Sobre o seu método, afirma que "ir aos espaços é incrivelmente importante, suponho que é fundamental ter a consciência do sítio. Na verdade, é tudo muito lógico, tem-se a estrutura e trabalha-se a partir daí, para a decoração, para a mobília. É importante perceber o que é que queremos sentir no espaço. É um jogo constante entre a realidade, e aquilo que queremos atingir, é uma parte que eu adoro."

2021-11-18_16_46_18 Perrine Velge portrait_Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_002.jpg Foto: Agata Grzaba

O que é que todos os desafios espelham de Perrine Velge? "Eu acho que vejo o processo de design [espelhado], mas sobretudo a relação com o cliente, claro que tenho lá o meu gosto pessoal também. Eu não começo nenhum projeto a servi-me a mim própria, mas sim ao cliente e o conceito. Se for um bom trabalho, gosto de me ver nele."

2021-11-18_16_45_09 Java by Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_004_lores.jpg Foto: Agata Grzaba
2021-11-18_16_45_31 Java by Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_016_lores.jpg Foto: Agata Grzaba

É comum usar produtos portugueses nos seus projetos, mas é um processo em descoberta. "Ainda estou a aprender, pois só estou em Portugal há dois anos, mas já incorporámos marcas portuguesas. Em Portugal há criadores incríveis, tem sido uma das coisas mais excitantes sobre o facto de ter o atelier aqui. Há uma troca física de recursos e influências. E, claro, há uma grande indústria de produção de materiais, como o mármore, por exemplo."

2021-11-18_16_45_51 Java by Studio Pim_photocredit Agata Grzaba_019_lores.jpg Foto: Agata Grzaba
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